"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mauricio de Sousa na Academia Paulista de Letras



Hoje é um dia muito especial para aqueles que gostam das Histórias em Quadrinhos no Brasil.

Pela primeira vez um quadrinista é eleito para a Academia Paulista de Letras. Mauricio de Sousa é paulista da cidadezinha de Santa Isabel.

Ele começou desenhando cartazes e pôsteres para ajudar no orçamento doméstico. Nesta época, ele também estudava e trabalhava em uma rádio no interior de São Paulo. Depois, ele foi repórter policial escrevendo muitas reportagens sobre o assunto.

Em 1959, criou suas primeiras tirinhas com os personagens Bidu (cãozinho) e seu dono Franjinha. Em seguida cria outras tirinhas com os personagens Cebolinha, Piteco, Chico Bento, dentre outros.

Suas publicações ganharam as bancas em 1970 com o lançamento de 200 mil exemplares da revista Mônica, sua personagem mais famosa. As revistas Cebolinha, Chico Bento,Cascão e Magali foram publicadas nos anos seguintes.

Os personagens da Turma da Mônica também foram para as telas da TV, cinema e podem ser adquiridos em DVDs e CDs musicais. Mauricio de Sousa criou ainda um Parque Temático com Turma da Mônica e um portal na Internet.

Outra mania dos apaixonados pela Turma da Mônica é a revista, em estilo mangá, Turma da Mônica Jovem. Aqui, na nossa Gibiteca, durante o horário do recreio, é o maior sucesso! A publicação está sempre reservada para os apaixonados por gibis.





Parabéns, Mauricio de Sousa!



Fonte: http://www.monica.com.br

Nenhum comentário: