Hoje, dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato (18/04/1882). Paulista da cidade de Taubaté, Lobato é considerado o pai da Literatura Infantil Brasileira.
O primeiro livro destinado ao público infantil escrito por Monteiro Lobato foi A Menina do Narizinho Arrebitado (1921). Nesta obra, Lobato apresenta seus personagens memoráveis, moradores do Sítio do Picapau Amarelo.
"Um escritor é muito popular, quando o mundo que criou escapa a seu controle, como se as personagens vivessem independentemente dele." Assim, aconteceu com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo criados por Monteiro Lobato.
A boneca Emília, o garoto Pedrinho, a menina Lúcia mais conhecida como Narizinho, o sábio Visconde de Sabugosa, as senhoras Dona Benta e Tia Nastácia estão presentes em nossa vida, na tela da televisão, nas histórias em quadrinhos, nas bibliotecas ...
O último livro de Lobato dedicado às crianças foi Os Doze Trabalhos de Hércules (1944). Alguns dos seus trabalhos: A Chave do Tamanho, A Reforma da Natureza, Caçadas de Pedrinho, O Poço do Visconde, Memórias de Emília, O Saci, Serões de Dona Benta, Geografia de Dona Benta, dentre outros.
Monteiro Lobato faleceu em 04 de julho de 1948, em São Paulo.
Monteiro Lobato faleceu em 04 de julho de 1948, em São Paulo.
Fontes:
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. (Como e por que ler).
LOBATO, Monteiro. A reforma da natureza. São Paulo: Brasiliense, 1983.
As duas publicações, citadas como fontes, fazem parte do acervo
da Biblioteca Cecília Meireles.
da Biblioteca Cecília Meireles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário