Em 2008, o Projeto completou 8 anos. Tem como objetivo estimular nos alunos o interesse em conhecer novas histórias e despertar a vontade de compartilhar estas histórias com outras pessoas por meio da contação de histórias.
Foi criado pelo Bibliotecário Victor V. Moura, a Bibliotecária Júlia Gabrielle (Fundação Municipal de Cultura) deu prosseguimento até o ano de 2006. A partir desta data, a Bibliotecária atual Margareth E. Moreira é a responsável por sua organização.
Gibiteca: projeto de leitura de gibis no recreio
O projeto ocorre nos dois turnos (manhã e tarde) de segunda a quinta-feira. Tem como objetivo proporcionar aos alunos a leitura prazerosa de gibis, permitindo uma opção de lazer durante o recreio. O que irá possibilitar a leitura e interpretação de uma linguagem gráfica.
Dramatização de textos literários
Os funcionários da Biblioteca orientam sobre a dramatização de textos, sempre que solicitada espontaneamente pelos alunos. Os textos literários de autores escolhidos ou de textos de autoria do próprio aluno ou familiar são teatralizados, utilizando fantoches para sua apresentação. As apresentações são realizadas sempre antes do início do turno (Tarde).
Jornal Mural
É o projeto que permite a divulgação da produção dos alunos, professores e funcionários da Escola e a disponibilização de informações de utilidade para a comunidade escolar de forma agradável, privilegiando a leitura de lazer. Permite aos alunos o conhecimento do processo de produção e edição do texto jornalístico. Atualmente, o Jornal Mural não está sendo editado. A Bibliotecária da Escola está em processo de formação para editar as próximas edições em formato digital.
Conhecendo a estrutura do livro literário
Projeto executado de acordo com as demandas dos usuários. Apresentação da estrutura do livro literário (capa, lombada, contra capa, folha de guarda, folha de rosto, sumário, paginação, ilustrações, colofão, dedicatória, orelha, ficha catalográfica, ex-libris etc.).
Ordenar para desordenar
Um olhar sobre nossas raízes
Durante o mês de abril de 2008, em comemoração ao Dia do índio, a Biblioteca organizou uma exposição aberta a toda comunidade escolar e moradores da redondeza. O objetivo era refletir sobre a influência da cultura indígena no nosso dia-a-dia. Foram apresentados instrumentos musicais, adornos, alimentos, sementes e ervas medicinais recolhidos nas casas das próprias Auxiliares de Biblioteca. A exposição também contou com as fontes de informação que a Biblioteca possuía sobre o tema (livros literários, paradidáticos e de referência; materiais especiais e pesquisas recolhidas via web). Os alunos ficaram encantados com a beleza das sementes expostas, como por exemplo, a semente do pau-brasil (imagem abaixo).
Agosto mês do Folclore
Durante o mês de agosto, para comemorar o Dia do Folclore, a Biblioteca apresentou 5 lendas, pouco conhecidas, das regiões brasileiras. Cada lenda apresentada era questionado aos alunos a qual região pertencia. O aluno poderia votar uma vez na urna correspondente ao seu turno de estudo. Ao final da apuração, todas as respostas certas poderiam participar de um sorteio de um livro para cada lenda apresentada no mural da Biblioteca. O projeto teve como objetivo incentivar a pesquisa escolar e divulgar o blog da biblioteca.

Cabra-cabriola (Bicho-Papão)
O projeto leva o título “Quem ama cuida”, para tentar sensibilizar todas as pessoas que utilizam o acervo bibliográfico da biblioteca (alunos, professores, funcionários e a comunidade), quanto a sua responsabilidade no manuseio deste material. A Biblioteca Cecília Meireles vem utilizando técnicas apropriadas na recuperação dos livros danificados de seu acervo.

Painel apresentado na Mostra de Trabalhos 2007 - SMED
O Nome do Mascote: eleições na Biblioteca
O projeto teve como objetivo promover uma eleição para escolha do nome e cor do mascote da Biblioteca, a figura de um livro humanizado. Este personagem era utilizado nos folhetos informativos da Biblioteca, para educação dos usuários. A proximidade das eleições para diretores das escolas municipais e o processo de votação do orçamento participativo 2008 começaram a motivar os alunos a refletir sobre a importância da participação nas decisões coletivas. Momento propício para que a Biblioteca executasse este projeto.
Mural com o resultado da escolha do nome do Mascote
Nenhum comentário:
Postar um comentário