"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

LIRAa - Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti



A
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte inaugurou dia 11, um hotsite onde são apresentados bairro a bairro, a situação dos focos de dengue encontrados em cada região (referência de índice: acima de 1
,0 significa estado preocupante), assim como as visitas dos técnicos agendadas para os bairros.

Você sabe o que é um hotsite? É um site planejado para apresentar e destacar uma ação. Neste hotsite, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) apresenta o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.

A SMSA realiza o levantamento três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro. O LIRAa é realizado pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) em cerca de 35 mil imóveis distribuídos pelas nove regionais de Belo Horizonte.

O objetivo do levantamento é identificar as áreas da cidade com mais proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam a intensificação das ações de combate à dengue nos locais com maior presença do mosquito
Aedes aegypti, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco com a ajuda do LIRAa.

Você pode conhecer a situação de seu bairro, basta acessar o hotsite clicando na imagem abaixo.

Fonte: www.pbh.gov.br/smsa/dengue


Nenhum comentário: