
Parabenizamos todos os alunos pela conquista do Selo Nota Dez do Rezendinho, mascote da Biblioteca!
E, agradecemos a todas as professoras, que acompanham estas turmas, pela colaboração no uso consciente da Biblioteca.
Parabenizamos todos os alunos pela conquista do Selo Nota Dez do Rezendinho, mascote da Biblioteca!
E, agradecemos a todas as professoras, que acompanham estas turmas, pela colaboração no uso consciente da Biblioteca.
E continuamos a presentear as turmas com o Selo Nota Dez do Rezendinho, mascote da Biblioteca. Agora foi a vez das Salas 06, 01 e 14 do Segundo Turno (Tarde).
Parabenizamos os alunos pela conquista!
E, agradecemos a todas as professoras, que acompanham estas turmas, pela colaboração no uso consciente da Biblioteca.
Qual será a próxima sala?
Elogiado pelo primeiro time da literatura brasileira (Lygia Fagundes Telles, Ferreira Gullar, Ivo Barroso, Antonio Cícero, Moacyr Scliar entre outros) Pedro Maciel, mineiro de Sete Lagoas, é o escritor convidado para a última edição do Ofício da Palavra em 2010, no próximo dia 30 de novembro. Maciel é autor dos romances A Hora dos Náufragos (Ed. Bertrand Brasil, 2006), Como deixei de ser Deus (Ed. Topbooks, 2009) e do recém- lançado Retornar com os Pássaros (Ed. Leya, 2010).
CONVITE
O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais tem o prazer de convidá-lo(a) a assistir a Defesa de Dissertação de Mestrado, intitulada:
"A INCLUSÃO DIGITAL NAS SALAS DE AULA: AVALIAÇÃO DA INFORMATIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE"
Aluna: Geórgea Fonseca de Choucair Ramos
Data: 01 de dezembro de 2010, às 9:30 horas
Local: sala 1000 – Escola de Ciência da Informação/UFMG - Pampulha - Belo Horizonte/MG
Os títulos da coleção disponíveis no acervo de literatura infantil da Biblioteca são os seguintes:
País vai ser quinta potência e não formamos líderes, diz Rudá Ricci.
Para especialista, Ideb não toca em pontos essenciais da formação do aluno
Por Luiz Henrique Mendes
O Brasil sofre de esquizofrenia em sua política educacional. Os métodos de ensino adotados na educação infantil e no início do ensino fundamental são completamente opostos aos métodos utilizados a partir da sétima série do fundamental e em todo o ensino médio. Essa é a avaliação de Rudá Ricci, diretor-geral do Instituto Cultiva e estudioso do tema. Para ele, a diferença entre os métodos adotados na carreira escolar é uma das principais explicações aos resultados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados na última semana e que apontam lentidão nos avanços do ensino médio.
Ricci vê com preocupação a utilização do Ideb como única forma de avaliação educação. "O Brasil precisa dizer o que acredita, porque o MEC está querendo jogar goela abaixo que só existe um jeito de avaliar e quem é especialista nessa área sabe que não é verdade", diz. Rudá Ricci aponta um caos na formação dos docentes e discorda do modo como são estruturados os vestibulares. Para ele, o Brasil está "formando gente cínica, que estuda para a prova, mas não estuda para a vida".
Para ler os principais trechos da entrevista que Rudá Ricci concedeu a Luis Nassif acesse o blog Luís Nassif Online
Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.
Fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consciencianegra/home.html
A Biblioteca Cecília Meireles adquiriu para o acervo os seguintes materiais:
ALFABETIZAÇÃO EM CARTILHA: atividades divertidas para impressão e 30 cantigas – Ciranda Cultural. (Coleção Caminhos da Aprendizagem, Áudio/CD-ROM p/ Windows).
ALFABETIZAÇÃO EM CARTILHA: 30 vídeos de cantigas animadas – Ciranda Cultural. (Coleção Caminhos da Aprendizagem).
OFICINA DE ARTES – Editora Rideel
BELEZA, Fernanda Villaça; LIMA, Regina Célia Villaça. Oficina de artes: v. 1, arte com papel. São Paulo: Rideel, 2010.
BELEZA, Fernanda Villaça; LIMA, Regina Célia Villaça. Oficina de artes: v. 2, arte com EVA, sucata e feltro. São Paulo: Rideel, 2010.
BELEZA, Fernanda Villaça; LIMA, Regina Célia Villaça. Oficina de artes: v.3, teatro. São Paulo: Rideel, 2010.
BELEZA, Fernanda Villaça; LIMA, Regina Célia Villaça. Oficina de artes: v.4, trabalhando com cores. São Paulo: Rideel, 2010.
CONSELHOS para adultos: análise do comportamento humano, educação, saúde [e] psicologia. Belo Horizonte: FAPI, 2006. (Conselhos, v. 3).
CONSELHOS para crianças: análise do comportamento humano, educação, saúde [e] psicologia.Belo Horizonte: FAPI, 2006. (Conselhos, v. 1).
CONSELHOS para idosos: análise do comportamento humano, educação, saúde [e] psicologia.Belo Horizonte: FAPI, 2006. (Conselhos, v. 4).
CONSELHOS para jovens: análise do comportamento humano, educação, saúde [e] psicologia. Belo Horizonte: FAPI, 2006. (Conselhos, v. 2).
SILVA, Vera M. de Lina. Alfabetização em Cartilha. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. (Caminhos da aprendizagem, 4 volumes)
Você sabe o que é um hotsite? É um site planejado para apresentar e destacar uma ação. Neste hotsite, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) apresenta o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).
O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.
A SMSA realiza o levantamento três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro. O LIRAa é realizado pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) em cerca de 35 mil imóveis distribuídos pelas nove regionais de Belo Horizonte.
O objetivo do levantamento é identificar as áreas da cidade com mais proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam a intensificação das ações de combate à dengue nos locais com maior presença do mosquito Aedes aegypti, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco com a ajuda do LIRAa.
Você pode conhecer a situação de seu bairro, basta acessar o hotsite clicando na imagem abaixo.
Fonte: www.pbh.gov.br/smsa/dengue
Concurso para Professor Municipal de Artes, Professor Municipal de Ciências e Biologia, Professor Municipal de História e Professor Municipal de Língua Portuguesa
(Secretaria Municipal de Educação - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte)
Os candidatos podem ter acesso ao formato eletrônico dos documentos citados, abaixo, clicando sobre os títulos das indicações bibliográficas indicadas no Edital 02/2010.
BELO HORIZONTE, Desafios da Formação no 3º ciclo: A Adolescência In: Belo Horizonte. Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental 3º Ciclo. Belo Horizonte: SMED, 2008-2009.
BELO HORIZONTE, Introdução: um convite à reflexão . In: Belo Horizonte. Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental 3º Ciclo. Belo Horizonte: SMED, 2008-2009.
BELO HORIZONTE, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental 3º Ciclo - Arte. Belo Horizonte: SMED, 2008-2009.
BELO HORIZONTE, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental 3º Ciclo - Ciências da Natureza. Belo Horizonte: SMED, 2008-2009.
BELO HORIZONTE, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental 3º Ciclo - História. Belo Horizonte: SMED, 2008-2009.
BELO HORIZONTE, SMED (Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte). Proposições Curriculares do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa 3º ciclo. Belo Horizonte: SMED, 2010.
BRASIL. Lei Federal n. 9394, de 1996 (LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL).
_________. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 09 de janeiro de 2003.
_________. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para educação das relações etnicorraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, [s.d.].
_________. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.
COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÁCIOS, Jesus. (org.). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional Para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2007.
LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de história. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19, n. 38, 1999.
Fonte: DOM - Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, 20 de outubro de 2010.
O sorvete surgiu há mais de 3 mil anos! É isso mesmo! E foi inventado pelos chineses. Sabe como? Na época de frio, os chineses misturavam a neve com suco de frutas e mel!
E você? Já inventou alguma coisa? Conhece alguma história sobre as invenções? Escreva para o nosso e-mail (biblio.usuario@edu.pbh.gov.br) ou entregue seu texto na Biblioteca. Quem sabe ele pode ser divulgado, aqui, no Blog!
http://www.smartkids.com.br/especiais/invencoes-sorvete.html
Depois de oitenta anos do direito do voto da mulher, neste momento histórico para a democracia brasileira, 55.752.529 (56,05% dos eleitores) brasileiros elegeram a primeira mulher Presidenta do Brasil, a economista mineira Dilma Vana Rousseff, nascida em Belo Horizonte.
E você sabe o que é república? “Em latim, essa palavra significa ‘coisa do povo’. Trata-se de um sistema de governo em que um ou vários indivíduos são eleitos pelo povo por meio do voto para conduzir a nação por tempo determinado.” Dilma Rousseff, oitava mulher eleita para o cargo de presidente da república na América Latina, terá um mandato de quatro anos na presidência do Brasil.
Souto, Cristina. Uma república chamada Brasil. Ciência Hoje das Crianças, publicado em 24 nov. 2000.
Quando mamãe virou um monstro, escrito e ilustrado por Joanna Harrison, tradução Gilda de Aquino, Editora Brinque-Book.
"Ao receber a notícia de que os sobrinhos vêm lanchar, Mamãe fica desesperada. A casa está uma bagunça, não há nada para servir às visitas e a pobre mãe não sabe por onde começar... Enquanto isso, os filhos só pensam em brincar. Ao invés de arrumar suas coisas, sempre encontram outras para desarrumar, um motivo para brigar e outro para chorar. De repente, uma coisa estranha acontece com Mamãe..."
Ficou curioso (a)? Quer saber? O livro faz parte do acervo de Literatura Infantil da Biblioteca!