Regulamento
do Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli- 2016
I- Objetivos
- O presente regulamento tem o objetivo de estabelecer as normas de inscrição, seleção e premiação de alunos contadores de histórias que participarão do Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli.
- Os objetivos do Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli são:
- Despertar o gosto pela leitura literária;
- Possibilitar aos alunos participantes deste projeto, a oportunidade de se expressar oralmente em público;
- Revelar novos contadores de histórias;
- Estimular a fantasia nas crianças que assistem a contação;
- Encorajar a troca de experiências entre contadores e ouvintes;
- Ativar a atenção de quem ouve, a memorização e a criatividade de quem conta;
- Incorporar nos alunos e às práticas escolares o ato de contar e ouvir histórias.
II-
Organização
- A Biblioteca Cecília Meireles da Escola Municipal Maria de Rezende Costa é a responsável pela organização do Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli.
- São parceiros da Biblioteca na execução do Concurso: Os professores; Coordenação Pedagógica e a Direção da Escola.
III-
Participação
O
Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli destina-se aos
alunos matriculados na Escola Municipal Maria de Rezende Costa.
- Alunos (as) dos anos iniciais (1º e 2º anos):
- A participação dos alunos se dará através da inscrição coletiva da sala pelo professor referência de cada turma. A proposta é uma mostra de histórias contadas de formas variadas.
- Cada turma inscrita deve escolher uma história da tradição oral ou literária (conto, lenda, fábula, mito ou “causo”), que tenha sido publicada em livro.
- A turma apresentará coletivamente uma história podendo utilizar os mais diversos recursos sonoros e visuais. A história poderá ser lida em voz alta; cantada; apresentada com a utilização de fantoches ou outros objetos.
- Alunos (as) do 3º ano ao 6º ano :
- Cada aluno interessado em participar do Concurso deve escolher com a ajuda ou não dos professores uma história da tradição oral ou literária (conto, lenda, fábula, mito ou “causo”), que tenha sido publicada em livro.
- O aluno poderá utilizar recursos sonoros e visuais para realizar a contação de histórias. Entretanto, lembramos que não se trata de uma apresentação teatral com utilização de fantoches.
IV- Preparação
- O período a partir da divulgação deste Regulamento até a data de inscrição dos participantes será destinado à preparação dos alunos pelos professores e orientações da Biblioteca aos candidatos.
V- Eleição do
representante (3º ano ao 6º
ano) e Inscrição (1º ano ao 6º
ano)
- O professor referência (3º e 4º anos) e o professor da disciplina Língua Portuguesa (5º e 6º anos) deverão eleger um aluno candidato a contador de histórias, escolhido pelos colegas de classe para representar sua sala.
- Após a eleição do aluno este deverá ser inscrito pelo professor. A inscrição será realizada na Biblioteca Cecília Meireles, o professor fornecerá o nome do aluno candidato selecionado e o nome da história que será contada.
- Para os alunos do 1º e 2º anos, o professor referência irá inscrever a turma (número da sala) indicando o nome da história e a forma que será apresentada.
- Não será permitida a inscrição de uma história mais de uma vez. Portanto, fica valendo sempre o primeiro título inscrito de uma história para ser contada em cada turno, conforme solicitado nas edições anteriores do Concurso.
- O período de inscrição será: 12 a 18 de agosto de 2016 durante o horário de funcionamento da biblioteca em cada turno.
VI- Apresentação e
avaliação do candidato e turma (1º e 2º anos)
- O calendário de apresentação será divulgado pela Biblioteca Cecília Meireles e comunicado aos participantes do Concurso, com início previsto para 22 de agosto de 2016.
- A turma (para 1º e 2º anos) e o aluno (para 3º ao 6º ano) farão sua apresentação respeitando o calendário divulgado pela Biblioteca, para demais alunos e professores conforme programação do Concurso. Será avaliado por jurados convidados (professores, contadores de histórias, servidor, funcionário etc.).
- Quesitos que serão avaliados pelos jurados:
- Expressão oral do aluno contador (uso adequado da palavra falada: tom e volume de voz, pausas, velocidade, respiração, vocabulário e pronúncia);
- Expressão corporal do aluno contador (uso adequado do movimento do corpo: postura, gestos e expressão facial);
- Coerência (história apresentada com início, meio e fim);
- Envolvimento com o público (se o candidato ou a turma conseguiu prender a atenção da plateia);
- Apresentação (desenvoltura em apresentar a história);
- Envolvimento de toda a turma (quesito apenas para 1º e 2º anos);
- Criatividade na dinâmica para apresentação (quesito apenas para 1º e 2º anos).
- A pontuação de cada candidato ou turma (1º e 2º anos) será computada, através da soma de todos os conceitos atribuídos pelos jurados, para cada quesito, conforme informado abaixo:
- R = Regular (correspondente a 70 pontos)
- B = Bom (correspondente a 85 pontos)
- O = Ótimo (correspondente a 100 pontos)
- Os candidatos a contador de histórias serão classificados entre seus pares ou seja respeitando o ano em que o aluno está cursando, podendo se apresentar ou não com candidatos de outros anos.
VII- Divulgação
- A Biblioteca Cecília Meireles utilizará o mural da Biblioteca e o blog (http://bibliotecaceciliameireles.blogspot.com) para divulgar informações sobre o andamento do concurso.
VIII- Premiação
- As turmas (1º e 2º anos) e os alunos candidatos a contador de histórias (para 3º ao 6º ano) serão premiados por sua participação com certificados emitidos pela Biblioteca.
IX- Disposições finais
- A inscrição no Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.
- É vedada a participação de alunos não matriculados na Escola Municipal Maria de Rezende Costa.
- Os casos omissos serão decididos pelos responsáveis pela organização do Concurso.
Belo
Horizonte, 14 de junho de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário