"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Música popular e folclórica latino-americana com o grupo Alianza no Centro Cultural Padre Eustáquio



Domingo, dia 24 de maio, às 11 horas 

O Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821, bairro Padre Eustáquio) recebe na manhã de domingo, dia 24, a apresentação musical do grupo Alianza, com um repertório formado por músicas instrumentais e autorais, além do cancioneiro andino, bastante conhecido na América Latina. O grupo atua desde 1982, pesquisando e promovendo a integração cultural latino-americana por meio da musica. A apresentação musical acontece às 11h e tem entrada gratuita.

O grupo Alianza foi criado em Belo Horizonte por jovens artistas mineiros atraídos pela diversidade musical dos países andinos por meio de grupos, intérpretes e compositores então quase anônimos em nosso país. Adotando os ritmos e instrumentos típicos dos países andinos, o grupo pesquisou com profundidade a música popular e folclórica andina, aderindo a ela sua bagagem musical natural vinda da cultura mineira com suas folias, catiras, rabecas e violas caipiras. O grupo é formado por Magno Aires (composição, arranjos, violão e voz), Guto Aires (composição, arranjos, instrumentos típicos, cordas, sopros e voz), Gabriel Domingos (percussões andinas e voz) e Marcela Moron (percussões andinas e voz).

O som do grupo é feito também com instrumentos como charango, zampona e quenas, em composições próprias. Além disso, o conjunto mostra o repertório tradicional reconhecido e apreciado inclusive por vários integrantes de colônias bolivianas e peruanas, locais e no exterior.

Fonte: DOM – Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, 22 maio 2015.  

Nenhum comentário: