"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Para Casa Para a Família - A Bonequinha Preta


O Blog da Biblioteca Cecília Meireles da Escola Municipal Maria de Rezende Costa tem o prazer de ser escolhido como veículo de divulgação na rede do Para Casa Para a Família. Trata-se de uma atividade de literatura elaborada pela Professora Vilma Sanches de Moura para os alunos do Segundo Ano do Primeiro Ciclo (turno da manhã). 


A atividade foi realizada pelos alunos em casa com a ajuda dos familiares, após a leitura em sala de aula do livro A Bonequinha Preta, de autoria de Alaíde Lisboa de Oliveira (Editora  Lê).

Clique na imagem para ampliar


Cada aluno criou a sua Bonequinha Preta. Foi utilizado diversos tipos de materiais (lã, pano, papel colorido, papelão, EVA etc.) na confecção da boneca.


A construção das bonecas foi descrita através de vários depoimentos das alunas, alunos e familiares. E, são estes depoimentos que irão contar a delícia que foi fazer Para Casa Para a Família


O livro


"Eu, pai da Maria Luiza, gostei muito desde a leitura do livro A bonequinha Preta até o projeto do artesanato. Notei que o livro tem uma linguagem com palavras do dia-a-dia, simples e que estimula a dinâmica da leitura e da escrita dos alunos. Parabéns!” Helbert, pai da aluna Maria Luiza.


Aluna Maria Luiza, filha de Helbert e Domênica




Boneca feita pela aluna Gleycielly

As dificuldades iniciais



Confesso que no início eu achei que não seria ´possível construir uma boneca. Depois de iniciar o trabalho, as ideias foram fluindo, cada um dava sua opinião, até que a boneca ficou pronta.” Valéria, mãe do aluno Yago.


Aluno Yago, filho de Valéria


Eu, como mãe, apreciei poder junto com a minha filha fazermos uma boneca. De princípio achei um pouco difícil, mas nós conseguimos. Espero que gostem e apreciem o nosso trabalho e esforço. Foi muito gratificante após o trabalho ver o resultado.” Bruna, mãe da aluna Eduarda.



Aluna Eduarda, filha de Bruna


Ao fazer a Bonequinha Preta notei que quando queremos fazer uma coisa, somos capazes de cumprir a tarefa. E eu gostei de fazer esta boneca com a ajuda da minha mãe.” Aluna Eduarda.

 
Aluna Leticia


A receita



Eu , minha mãe e meu pai pegamos um pedaço de pano e usamos para fazer o corpo e a cabeça, depois colocamos os cabelos, olhos, boca e depois colocamos um vestido. Eu me diverti muito.” Aluna Maria Luiza.

Vovó Olinda costurou o corpo e o vestido, mamãe e eu enchemos o corpo dela, eu escolhi as flores , colei os olhos e com a ajuda da mamãe fiz a boca e as tranças. Foi muito divertido!” Aluna Ana Carolina.



Aluna Ana Carolina, neta de Olinda



Foi muito legal fazer este trabalho com a família, nem sabíamos como ficaria a boneca, mas no final deu tudo certo. O legal é que usamos poucas coisas, como: lã, EVA, meia, fita e TNT. Dei muitas ideias e me diverti muito.” Aluna Maria Eduarda


Aluna Maria Eduarda, filha de Fernanda

Gostei muito de fazer este trabalho. Porque foi mais um momento com a minha filha. Aceitei todas as ideias que ela deu e pude ver no rostinho dela o quanto ficou feliz com isto.” Fernanda, mãe da aluna Maria Eduarda.
 
Estou muito feliz, Emilly e a avó fizeram uma boneca bem linda, não faltou criatividade.”. Flávia, mãe da aluna Emilly


 Boneca feita pela aluna Emilly e avó Hortência


 
A minha boneca é muito bonita. Minha vó me ajudou a fazê-la. Ela é toda de pano. Eu gosto muito dela.” Aluna Emilly



O envolvimento dos familiares


Ajudei minha neta a fazer a Bonequinha Preta. Ela ficou muito feliz ao vê-la pronta. Gosto de ver minha neta feliz! Hortência, avó da aluna Emilly



Achei muito bonito o trabalho da minha filha com a avó. Passaram todo o final de semana trabalhando, mas valeu a pena, porque ficou maravilhoso!” Elio, pai da aluna Emilly 


 A construção da Bonequinha Preta foi muito interessante, pois teve a participação de minha família. Minha mãe, montou a boneca, minha avó fez o vestido e eu ajudei a pintar o rosto da boneca. Deu muito trabalho, mas valeu a pena ver o resultado final. Ela ficou linda!” Aluno Yago. 


Foi muito boa esta experiência. Nós fizemos tudo com muito carinho e amor. Nós brincamos que estava nascendo uma filhinha da Joyce, minha neta e minha irmã Consuelo, era a tia-avó. Nós rimos muito com os erros e acertos. E não é que no final ela ficou linda!” Sueli, mãe da aluna Joyce.


Aluna Joyce, filha de Sueli, sobrinha de Consuelo

 
Sou padrinho da Hellen e me diverti muito ajudando a fazer a bonequinha. Ela ficou linda! Sou Edna, avó da Hellen e adorei ajudar a fazer a bonequinha. Foi muito divertido. Adorei! Sou Fernanda e ajudei a fazer a bonequinha da Hellen. Foi um grande aprendizado e alegria.” Parentes da aluna Hellen.



Aluna Hellen, neta de  Edna

Fiquei grata em ajudar o meu querido bisneto com a minha singela colaboração.” Maria Noêmia, bisavó do aluno Diogo.


Aluno Diogo, bisneto de Maria Noêmia

Eu como mãe...Adorei! Voltei no tempo de criança e pude perceber que esta simples atividade pode nos unir, a dar mais atenção ao meu filho. Foi um momento único! Obrigada pela oportunidade.” Elaine, mãe do aluno Daniel.



Aluno Daniel, filho de Elaine



Fazer a bonequinha Preta foi muito legal! Toda a família ajudou dando ideias e opiniões.” Aluna Sarah



Aluna Sarah, filha de Cássia
 
   
Ajudar a Milena a produzir a bonequinha foi um aprendizado muito bom, porque trabalhamos em equipe e cada um de nós aprendeu um com o outro com boas ideias e muita diversão.” Amanda, tia da aluna Milena




Aluna Milena, sobrinha de Amanda


O resultado ...

 

 

Aluno Isaac


 "Adorei fazer a Bonequinha Preta junto com a minha irmã, parecia que estávamos brincando." Aluna Vitória.



Aluna Vitória, irmã de Karina





Aluno William
 



Aluno Arthur Carlos

O reconhecimento

 

 

Boneca feita pelo aluno Arthur Henrique


Foi uma experiência muito divertida e gratificante, que com certeza ajudou muitas famílias a passarem algum tempo juntas. Além disso promoveu a criatividade e a cidadania ao incentivar o reaproveitamento de materiais que antes não seriam utilizados.” Cássia, mãe da aluna Sarah.


Produzir a Bonequinha Preta foi muito divertido. O que mais gostei foi da participação do papai, mamãe e da minha tia Amanda.” Aluna Milena


Amei fazer esta boneca com a Sulamita. Ela teve várias ideias e mesmo durante a feitura da boneca, ela continuou criando novas formas. Muito obrigada por esta oportunidade!” Viviane, mãe da aluna Sulamita.



Aluna Sulamita, filha de Viviane

  
“[...] foi muito divertido construir a Bonequinha Preta. Eu e minha mãe gostamos muito deste trabalho.” Aluno Danilo

Aluno Danilo

Eu gostei muito de ajudar. Maria Luiza criou a Bonequinha Preta porque a gente teve uma experiência muito boa e divertida. Vilma, foi muito legal a experiência!” Domênica, mãe da aluna Maria Luiza.
 


Podemos afirmar com certeza que  

Para Casa Para a Família

foi uma delícia de releitura !!!

 

Aluno Kauan








Aluna Tayná



Aluno Abraão

Lembramos que todas as fotografias divulgadas nesta postagem foram autorizadas pelos familiares das alunas e alunos da E.M. Maria de Rezende Costa. A reprodução destas imagens sem a devida autorização não é permitida. 

Um comentário:

Vilma disse...

Parabéns a todos os alunos e alunas da sala 10 e seus familiares! Foi muito prazeroso receber o trabalho familiar realizados por vocês! Grande abraço Professora Vilma