"Multiplica os teus olhos para verem mais.
Multiplica os teus abraços para semeares tudo."
Cecília Meireles

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Divulgação - Centro Cultural Padre Eustáquio

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE AGOSTO

O Centro Cultural Padre Eustáquio, que fica na rua Jacutinga, 821, no bairro Padre Eustáquio, promove uma série de atividades neste mês de agosto. Confira a programação:


Literatura

Biblioteca – Funciona de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. Para cadastro e empréstimos, basta levar documento de identidade e comprovante de residência recente.

Poesia no Barbante - Mostra de poesias nos boxes da Feira Coberta do Bairro Padre Eustáquio. Para participar, basta enviar uma poesia para o e-mail ccpe.fmc@ pbh.gov.br. De 24 a 31 de agosto.

Contação de histórias infantis - Com Graça Oliveira e Iolanda Siqueira, dia 14, às 10h. E dia, 28, às 10h, com Gláucia Regina, que vai contar histórias sobre personagens do folclore brasileiro.


Encontros Literários

Workshop de leitura e produção textual, coordenado pela arte educadora Isabel Rodrigues. Dia 5, às 16h.

Leitura dramática com alunos do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenação de Raquel Castro. Dia 18, às 20h.

Encontro literário baseado na obra “O Saci” de Monteiro Lobato, em homenagem ao dia do folclore. Coordenado por Samuel Medina. Dia 20, às 14h.

Palestra “A Importância da Formalização das Empresas no Mercado Cultural”, ministrada por Sebastião Moraes, do Sebrae. Dia 7, às 14h30.


Ateliê das Artes

Oficina de desenho de observação - Desenvolvimento da compreensão visual, aplicação de técnicas de notação gráfica e representação de tipos de perspectiva dos objetos. Com Nati Loureiro, para o público a partir dos 16 anos. Todas as quintas, às 14h. 15 vagas.

Oficina de balé clássico e jazz moderno - Com a professora Gê Pratez. Toda sexta-feira, às 16h, para o público infantil, e às 17h para o público adulto. Vagas limitadas.

Oficina de Flauta Doce - Aulas de musicalização e ensino de flauta doce. Coordenação de Raquel Castro. Todas as sextas, de 10h às 11h.

Oficina “Eu Faço o Meu Livro” - Oficina de confecção e montagem do próprio livro. Parceria do Centro Cultural Padre Eustáquio com o projeto Vaebrasil. Coordenado por Léa Lú. Dias: 7, 14 e 21, às 14h.

Oficina “Nas Vertentes do Papel” - Ensino de técnicas de pintura, corte e colagem de papel para elaboração de cartões pintados à mão, com vários temas. Coordenação de Mauro Silper. Dias 25, 26 e 27, às 14h.

Workshop de fotografia digital - Oficina de curta duração onde os alunos aprenderão conceitos sobre composição, luz e quando usar os recursos das câmeras digitais. Com Ricardo Mallaco. Dia 7, às 15h.


Música na Feira

Roda de Forró - Ensaio aberto do Coletivo Pé de Serra, com a participação de convidados especiais. Todos os sábados, às 12h.

Baile da Saudade “De pai pra filho” - Baile em homenagem ao dia dos pais com a participação de Irani e Banda. Dia 7, às 20h.

Café musical - Encontro literário com a participação do Coral Comunicanto e convidados. Na ocasião, será servido um café aos presentes. Dia 15, às 10h

Vida de caminhoneiro - Apresentação musical do cantor e compositor Vinin Viana. Haverá exibição de um vídeo clipe do artista. Dia 21, às 11h.


Teatro

Apresentação do espetáculo “As grandes lonas do céu” da Cia. Candongas. O evento integra a programação do FIT- BH/2010. Dia 14, às 18h.


Atividades Integradas

Senhores e Senhoras do Tempo - Grupo de terceira idade que valoriza a memória e as identidades culturais do bairro Padre Eustáquio e da região Noroeste de Belo Horizonte. Contação de histórias, roda de conversa e oficinas. Todas as quintas-feiras, às 16h.

Vamos Brincar de Boi Bumbá - Oficina de montagem da brincadeira do Boi Bumbá. Os participantes terão acesso à dança, à música, ao canto e à percussão desse universo cultural. Todos os sábados, das 17h às 20h.


Exposições

Infância: Um pouco de quem somos - Exposição de fotografias de Ricardo Mallaco. Do dia 7 ao dia 21.

Nas Vertentes do Papel - Exposição do artista plástico Mauro Silper inspirada nos elementos arquite­tônicos das paisagens urbanas sobre forte influência de abstração. De 27 de agosto a 18 de setembro.

Visitas orientadas à exposição Infância: Um pouco de quem somos, com mini-oficinas de teatro voltadas para o tema da exposição. Informações e agendamento de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3277-7269.

IV Mostra Literatura Afro-Brasileira - Com oficinas de contação de história, brinquedos e brincadeiras, dança afro e apresentações artísticas. Dias 24, 25 e 26, às 9h e às 14h.


Horizonte Blues Jazz Festival

O Horizonte Blues Jazz Festival chega à segunda edição trazendo importantes nomes da produção jazzista da cidade e convidados de outras praças para uma série de shows e outras atividades a serem realizados entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro de 2010. Nessa edição o festival será realizado novamente no Centro Cultural Padre Eustáquio, com apresentações no dia 28 de agosto, e pela primeira vez no Parque das Mangabeiras, com apresentações no dia 29. Entre os dias 1º e 3 de setembro, haverá workshops de bateria e guitarra. Entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, haverá uma exposição fotográfica com mostra dos trabalhos dos fotógrafos que participaram da primeira edição do festival.


Fonte: Diário Oficial do Município – DOM, 03 de agosto de 2010

Centro Cultural Padre Eustáquio: Telefone (31) 3277-8394

e-mail: ccpe.fmc@pbh.gov.br


Nenhum comentário: