"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Concurso Pequenos Contadores de Histórias - 2009

Premiação Turno da Tarde


A nona edição do Concurso Pequenos Contadores de Histórias – 2009 começou com o jeitinho divertido da Sarah contando Sai pra lá! Uma história descoberta no Kit Literário. Vitória também se apaixonou por outra história do kit, nos encantou com uma bela lenda japonesa. Fomos todos, por um minuto, para o Japão viver a linda história da princesa Hachikazuki.


Perdemos o fôlego de encanto com a memória e concentração de Luigi com o conto acumulativo O macaco e a goiabeira. Boa memória também tem a Brenda que contou Chapeuzinho Amarelo tão bem como canta e escreve Chico Buarque.


Ficamos pensativos e refletimos sobre nossas atitudes ao ouvir algumas das histórias... A bela fábula A raposa e a cegonha contada pela Brenda e o conto popular do Quênia O Homem de muitas formas contado pela Anna. Outra história do folclore africano foi contada em duas versões diferentes, a primeira na voz de Ludmila, O baú de histórias e a segunda versão na voz de Rebeca, O contador de histórias. E descobrimos, assim, como as histórias se espalharam pelo o mundo. Com certeza chegaram aqui!


Os contos populares são sempre apreciados em todos os lugares onde são contados. Aqui, não foi diferente! Lucas Gabriel contou de maneira bem espontânea Os três irmãos e a pedra de ouro e Guilherme contou A panela mágica que também estava no Kit Literário deste ano.


Visitamos também a terra de Oz com Ana Clara que nos contou o Mágico de Oz. E a Layla continua escrevendo e contando histórias! A menina que tudo queria saber criada pela Layla se estivesse aqui com certeza iria perguntar: Como surgiu A mulher das unhas? Íamos responder que foi o Lucas que a criou e matou a gente de susto. Um medo gostoso e muita curiosidade a gente sentiu ao ouvir O bicho Manjaléu que contou com um cenário vivo para a história contada por Stephanie. Coisas das histórias maravilhosas! O bicho também veio no Kit!


Não podemos esquecer de Guilherme Augusto Araújo Fernandes! Uma história que fala de memória, de ausência, de carinho e cuidado com aqueles que já viveram muitas histórias e podem nos ensinar muitas outras, ainda. Foi o Mateus, o contador, que nos apresentou esta história.


Já temos contadores dos concursos anteriores nos presenteando com seu talento. Este ano foi a vez da Sarah com sua Bonequinha Preta. E para finalizar a nossa Contadora de Histórias oficial, Eliza, que também cuida do cenário, da fotografia, cuida da nossa Direção... Sempre uma surpresa com suas histórias, ia pedir para todo mundo sob o comando da Sophia: Diga “xis”!


Até 2010! Com o décimo ano do Concurso Pequeno Contadores de Histórias.


Margareth Egídia Moreira

Bibliotecária da Biblioteca Cecília Meireles / EMMRC

Nenhum comentário: