"Multiplica os teus olhos para verem mais.
Multiplica os teus abraços para semeares tudo."
Cecília Meireles

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Quem ama cuida - Biblioteca em Destaque

Clique na imagem para ampliar

Em outubro passado, comemoramos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. A Biblioteca Cecília Meireles é um espaço muito querido por todos na Escola. Sabemos que precisamos trabalhar sempre para melhorar ainda mais os nossos serviços no atendimento daqueles que já frequentam nosso espaço e também na formação de novos leitores.




Projeto de Conservação e Preservação do Acervo


No mural informativo da Biblioteca, apresentamos com o título Quem ama cuida, vários livros do acervo que infelizmente sofreram danos por diversas causas, seguidas do "remédio", ou seja, a solução para que possamos evitar as perdas. Afinal, quem ama cuida e não descuida no uso dos materiais da biblioteca. 

Sabemos que o papel, principal suporte em que os livros são confeccionados, é muito frágil. Portanto, não devemos manusear os livros com as mãos sujas; comendo ou bebendo qualquer tipo de alimento; utilizando colas, fitas adesivas, tesouras ou outro tipo de material cortante. Tudo isso pode prejudicar muito o tempo de vida do livro.

Como o livro é um objeto também visualmente muito atrativo não podemos deixá-lo em qualquer lugar. As crianças pequenas (irmã, irmão, prima, primo, sobrinha, sobrinho etc.) ainda não sabem manusear as páginas corretamente, sendo muito frequente os rasgos e rabiscos provocados por esses pequenos descobridores de livros.

Os animais de estimação, tais como cães e gatos, também podem causar danos aos livros que esquecemos ou deixamos em locais de fácil acesso para eles. E ninguém vai querer ler um livro com "baba de cachorro" ou  "xixi de gato" ... E, como ler um livro todo mordido?

Assim como diz o educador Paulo Freire: "é preciso que a leitura seja um ato de amor", o manuseio do livro também precisa ser um ato de amor; Quem Ama Cuida !


  
Biblioteca em destaque no Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Obras utilizadas no mural 
Biblioteca em destaque (acima):




  • Albergaria, Lino de. Guerra na biblioteca. Editora Atual.
  • Gomes, Helena. Assassinato na biblioteca. Editora JPA.
  • McQuinn, Anna. Lulu adora a biblioteca. Editora Pallas.
  • McQuinn, Anna. Lulu adora histórias. Editora Pallas.
  • ORIENTAÇÕES para o uso da biblioteca escolar. (Cadernos do Programa de Bibliotecas, 2. Publicado pela Secretaria de Municipal de Educação, BH). 
  • Savaget, Luciana. Traça-letra e traça-tudo. Editora Dibra.
  • Segato, Carlos Augusto. Um rato na biblioteca. Editora Atual.
  • Ziraldo. Lúcio e os livros (Almanaque Maluquinho). Editora Globo.




Nenhum comentário: