"Multiplica os teus olhos para verem mais.
Multiplica os teus abraços para semeares tudo."
Cecília Meireles

quinta-feira, 25 de julho de 2013

9º BELÔ POÉTICO - poetas invadem Belo Horizonte




"A capital mineira recebe entre amanhã e no sábado, dias 26 e 27, a 9ª edição do Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte. O projeto é inspirado no Psiu Poético, o Salão Nacional de Poesia de Montes Claros-MG, criado em 2005 pelos poetas Rogério Salgado e Virgilene Araújo. Ao longo dos anos, o encontro reúne poetas de vários estados do país e também poetas estrangeiros que, unidos pela poesia, trocam suas experiências. Neste ano o tema será 'A Poética que reconstrói o amor nas relações'.

A abertura acontecerá amanhã, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (rua Rodrigo Caldas, 30, bairro Santo Agostinho), às 18h, onde será servido um Café com Poesia, seguido de credenciamento, palestra com o psicólogo Emerson Pedersoli e homenagens a personalidades poéticas que deram, de alguma maneira, uma contribuição para a construção de um mundo melhor.

O ponto alto desta edição do Belô Poético será a palestra com o psicólogo Emerson Pedersoli e a apresentação sábado à tarde do músico e compositor fluminense Marcos Assumpção. Também no sábado à tarde haverá apresentação do projeto Pequenos Poetas, da Escola Estadual José da Silva Couto, da cidade de Contagem, com alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, de 6 a 9 anos, e que tem como mantenedora a ONG Social Brasil. O projeto é uma ideia da professora Graziela Pires, coordenadora do projeto, e é baseado na implantação, durante as aulas de literatura, de atividades artísticas que potencializam a aproximação das crianças com a linguagem poética, familiarizando-as com a poesia. As crianças aprendem a declamar clássicos da literatura brasileira, montam peças teatrais e coreografias, sendo também estimuladas a escrever os seus próprios textos.

Neste ano o Belô Poético estará representado pelos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina, além de visitantes do Uruguai."

 Fonte:  DOM – Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, 25 jul./2013.


 Veja mais informações no Blog do evento: www.blogdobelopoetico.blogspot.com




Nenhum comentário: