"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Não fui eu! Aprendendo sobre honestidade - Alunos escrevem sobre o tema


Nos sentimos honrados em poder compartilhar com vocês alguns textos dos alunos da sala 11 (Turno da tarde -  Professora Mônica Avelar), que escrevem sobre o valor da honestidade.  

Ficamos orgulhosos da reflexão que foi feita a partir da leitura em sala de aula do livro "Não fui eu!" de autoria de Brian Moses com ilustrações de Mike Gordon.


 Não fui eu!

Clique na imagem para ampliar


Com esse livro aprendi muitas coisas, uma delas foi assumir meus erros e não ter medo. Acho muito importante todo mundo falar a verdade porque a mentira começa como se fosse uma pequena bola de neve, mas toda hora ela vai aumentando e uma hora ela explode. E a mentira é toda revelada.

Então por quê mentir? Se a verdade é bem melhor porque ela nunca vai explodir. Sei que às vezes temos medos, ficamos assustados e com vergonha. Sempre dá vontade de por a culpa em alguém, mas isto é bem pior. Quando fizer algo de errado, assuma. Isto é um ato de honestidade.

Não minta!

Letícia Rebeca de Souza Marques


Honestidade

É bom ser honesto por que as pessoas confiam em você e isto é muito legal. Temos vários amigos e todos nos admiram.

É ruim ser desonesto por que as pessoas não confiam em você e isto não e nada legal, perdermos os amigos. Todos te criticam quando você mente toda hora. E quando você resolve falar a verdade ninguém irá acreditar em você. Por que quem acreditaria em um mentiroso?

Ágatha da Silva Oliveira


A importância de falar a verdade

Nunca devemos mentir, quando mentimos perdemos a confiança de alguém. A mentira nos envergonha e faz a gente se sentir inferior aos outros.

Devemos sempre dizer a verdade, não importa o que vai acontecer. A verdade faz com que as pessoas tenham respeito pela gente.

Quando dizemos a verdade nossos amigos, familiares, pais e professores se orgulham de nós, por isto a mentira tem perna curta e a verdade vem em primeiro lugar.

João Pedro de Lima Santos
 
  
Será que vale a pena mentir?

A mentira é difícil de assumir, mas é melhor assumir do que perder a confiança dos nossos pais, dos amigos, dos irmãos ou dos professores.

Quando falamos uma mentira ela só vai crescendo e vai virando uma bola de neve. Quando descobrem todas as mentiras as pessoas perdem a confiança e ficamos sem aquela antiga amizade. Às vezes falamos mentiras para impressionar os amigos. Tem vez que mentimos para não magoar as pessoas, mas logo logo irão descobrir tudo porque mentiras tem pernas curtas.

Thais Ferreira de Morais


  
A importância de falar a verdade

Há vários jeitos de mentir, você fala uma mentira para impressionar amigos, para se safar de uma coisa que fez ou mente também para culpar alguém que fez algo com você.

Mentindo você perde a confiança de vários amigos(as), professores(as), familiares e outros.

E quando você mente é ruim para quem você mente e para você também, porque as pessoas se sentem magoadas e ninguém vai querer ter alguma amizade com você.

Igual aconteceu na minha sala, teve uma guerrinha de cola que acertou até o teto e o ventilador e a princípio ninguém assumiu a culpa.

E alguém já colocou a culpa em mim por ter fofocado com o nome de uma aluna na sala.

Júlia Luise dos Santos Nunes


A honestidade

É falar a verdade
saber ouvir e respeitar.

Se errar a culpa no outro não colocar
assim em você seus pais irão confiar
Você vai querer decepcionar
se quando mentir
os seus pais irão ver ...
O que você vai falar?

A mentira cresce só um pouco
mas vai deixando a gente louco.

A mentira não é para impressionar
porque às vezes podem te zoar
e por um tempo deles podem se separar
e a gente ver nossa amizade ...

Tem que renascer
e iguais temos que viver.

Marcelo Augusto Santos de Souza


A importância de dizer a VERDADE

É importante dizer a verdade
pois sempre há necessidade.

Se contamos uma mentira
uma confusão isto vira.

É preciso ser honesto!
Depois de falar a verdade
cuidamos do resto.

É sempre possível dizer a verdade
e nunca há impossibilidade.

Se não contarmos mentira
só temos coisas boas por toda vida.

Devemos ser sinceros
porque se dizemos só a verdade
a desconfiança é zero.

Nunca diga mentira
pois isto pode atrapalhar
sua VIDA.

Brenda Silva Melo


A consciência limpa, pode resumir tudo!

O fato é que as pessoas, hoje em dia, quase não tem honestidade. Eu me considero uma pessoa honesta, apesar de minha honestidade já ter me prejudicado algumas vezes. Ao meu ver, não devemos ser honestos para receber o reconhecimento alheio, mas sim para receber nosso próprio reconhecimento. E ficar com a nossa a consciência sempre tranquila.

Amanda Sharon Albuquerque de Oliveira

 
Agradecemos a Professora Mônica Avelar por ter escolhido o Blog da nossa Biblioteca para divulgação da sementinha que está sendo plantada no coração dos alunos da E.M. Maria de Rezende Costa. Muito respeito, honestidade e amor aos livros.



Um comentário:

Vilma disse...

Parabéns a todos os alunos pelos belos textos! Fiquei encantada! Um parabéns especial para o Marcelo...Como é bom ver que nossos alunos produzem textos tão conscientes! Parabéns para a profª Mônica que sabe tão bem conduzir estes alunos. Beijo grande a todos!