"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia Nacional da Consciência Negra


Clique na imagem para ampliar



"Você já escreveu um e-mail reclamando de alguma coisa? Gravou um vídeo de protesto e divulgou na internet? Hoje pode parecer fácil, mas para nossos antepassados afro-brasileiros e escravizados, dominados por senhores sem piedade, não havia muitas alternativas pacíficas para demonstrar qualquer indignação." 

Este foi um dos motivos da escolha do livro Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta, para compor o mural da Biblioteca Cecília Meireles dedicado ao Dia da Consciência Negra

Trata-se de um caso verídico de uma escrava de uma fazenda jesuíta, de nome Esperança Garcia, que foi catequizada e alfabetizada por esse grupo de religiosos que haviam sido expulsos de Portugual no século XVIII.  

Esperança Garcia foi a primeira escrava a escrever uma petição para uma governador. A  carta é dirigida ao governador da capitania do Maranhão, numa época em que as regiões do Maranhão e do Piauí ficavam na mesma capitania. Esperança relata os maus-tratos sobridos por ela e seus filhos nas mãos de um senhor de escravos.


O livro foi escrito por Sonia Rosa e ilustrado por Luciana Justianiani Hess, Editora Pallas. Ele faz parte do acervo da nossa Biblioteca.


Clique na imagem para ampliar












terça-feira, 10 de novembro de 2015

9º Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ 2015


Divulgando ...

 Aos apreciadores das histórias em quadrinhos,
em especial aos frequentadores da Gibiteca!


Não deixem de visitar a Serraria Souza Pinto, que está localizada na Av. Assis Chateaubriand, 809 - Centro - Belo Horizonte/MG. Nos dias 11 a 15 de novembro acontecerá o 9º Festival Internacional de Quadrinhos,  o FIQ 2015! A entrada é gratuita.

Para conhecer a programação completa acesse o site (www.2015.fiqbh.com.br/programacao)



Clique na imagem para ampliar



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O Homem da Chuva de Gianni Rodari


Indicação de leitura


Clique na imagem para ampliar



Você conhece o homem da chuva? O texto é do escritor italiano Gianni Rodari, com belas ilustrações de Nicoletta Costa, tradução de Francisco Degani, Editora Biruta. O homem da chuva é o responsável por abrir e fechar a torneira das nuvens! Quando ele está muito cansado acaba aproveitando uma nuvenzinha para tirar uma soneca e coisas terríveis podem acontecer... Você quer saber?!  Fácil descobrir! Só passar na nossa Biblioteca e sentar um pouquinho para uma leitura!!!   

Programação da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte - Novembro 2015



Literatura


Oficina A Loba Má
A atividade tem por objetivo despertar nas crianças o interesse pela leitura, fazendo com que elas recriem uma história usando palavras diferentes. Com Rosicléa Amorim.
Público: Infantil (8 a 12 anos).
Vagas: 20
Dia 3 de novembro, terça, às 10h30.

Oficina A Narrativa Visual
A atividade abordará noções de composição de cena (relação entre cenário e personagem), enquadramento, cores (a fim de passar as mais variadas sensações), e, principalmente, storytelling (como interpretar e contar uma história através de desenhos). Com Vitor Cafaggi.
Público: Escritores, ilustradores, professores, mediadores de leitura e demais interessados.
Vagas: 15
Dias 4, 5 e 6 de novembro, quarta a sexta , às 14h.

Oficina Quitutes Literários
Leitura do poema “Quitutes”, presente no livro “Falando Banto”, de Eneida D. Gaspar, seguida de criação literária. Com Maria Júlia Costa.
Público: Infantil (6 a 12 anos).
Vagas: 20
Dia 12 de novembro, quinta, às 15h30.

Oficina Esquadrinhando
A partir do poema “Parlenda”, do livro “Língua de Sobra”, de Leo Cunha, com ilustrações de Suppa, os participantes serão convidados a criar novas versões de parlendas e quadrinhas populares. Com Samuel Medina.
Público: Infantil (8 a 12 anos).
Vagas: 20
Dia 24 de novembro, terça, às 15h30.

Oficina Aquarela para quadrinhos
A oficina busca familiarizar o aluno com uma nova forma de arte-finalizar na produção de quadrinhos e ilustrações, otimizando o trabalho e desenvolvendo a técnica da pintura em aquarela. Também serão apresentadas referências de autores, demonstrações e dicas para direcionar o trabalho de ilustração manual para o mercado de quadrinhos e editorial. Com Rebeca Prado.
Público: Escritores, ilustradores, professores, mediadores de leitura e demais interessados.
Vagas: 15
Dias 18, 19 e 20 de novembro, quarta a sexta, às 14h.


Oficina História da África – Introdução Geral
A oficina pretende fornecer um olhar sobre o continente africano e sua história, que evite o estereótipo ou uma visão de um “eles” africano como se fossem uma história à parte e não parte da história, além de possibilitar uma visão geral sobre grandes temas e processos de história de África nos séculos XIX e XX, que impactam no entendimento que é construído acerca da população negra. Com Luiz Arnaut.
Atividade Integrante do Festival de Arte Negra.
Público: Estudantes, pesquisadores, educadores e demais interessados.
Vagas: 20
Dia 25 de novembro, quarta, às 13h30.

Oficina Catando piolhos, contando histórias
A oficina propõe a abordagem da cultura indígena através das memórias de infância de um menino e das tradições do povo Munduruku transmitidas pela narrativa oral. Com Daniel Munduruku.
Atividade Integrante do Festival de Arte Negra/FANZINHO.
Público: .
Vagas:
Dia 26 de novembro, quinta, às 14h.


Era uma vez…
Hora do conto: leitura e narração de histórias da literatura e da tradição oral. Com Graça Augusto, Lícia Soares, Mariette Osório Marília Oliveira, contadoras de histórias voluntárias da Biblioteca Infantil e Juvenil.
Público: infantil
Dia 27 de novembro, sexta, às 10h30

Era uma vez jovem
Narração de histórias para jovens, apresentação do espetáculo Histórias da Velha Totônia. Com Beatriz Myrrha, Maria Célia Nunes e Virgínia Cândido.
Público: Jovens e adultos.
Dia 26 de novembro, quinta, às 19h.


FORMAÇÃO PERMANENTE

Roda de Leitura
Encontro para estudos sobre leitura e literatura infantil e juvenil, bem como prática de leitura em voz alta. Com Wander Ferreira e Samuel Medina.
Aberto a novos interessados.
Públicos: juvenil e adulto (mediadores de leitura, educadores e interessados em geral)
Dias 4, 11 e 18 de novembro, quartas, às 10h.
Dia 25 de novembro, quarta – Roda de Leitura Aberta ao Público. Bate-papo com o escritor Eduardo Augusto Batista dos Santos, autor do livro Marioleia: a pulguinha que gostava de ler.

Encontro semanal de contadores de histórias
Reunião para seleção e pesquisa de textos literários, exercícios de narração e trocas de vivências. Com Samuel Medina e Érica Lima.
Aberto a novos interessados.
Dias 6, 13, 20 e 27 de novembro, sextas, às 9h30.

Conheça a BIBLIOTECA

Visitas monitoradas
Para conhecimento dos espaços, acervos (literário, informativo e quadrinhos) e participação nas atividades da biblioteca.
Públicos: infantil, juvenil, universitário e demais interessados.
Agendamento pelo telefone 3277-8672, de terça a sexta, das 9 às 17h.
Visitação: terças e quintas, às 9h30; quartas e sextas, às 14h30.
Mais informações: bpij.fmc@pbh.gov.br



SERVIÇOS

Empréstimo de livros e quadrinhos. Acervo disponível para consulta local com obras informativas e literárias voltadas, sobretudo, para os públicos infantil e juvenil.
Acesso à internet (Telecentro). De terça a sexta, das 9 às 17h30; sábados, das 9h30 às 13h.


AOS SÁBADOS

Encontro de Jovens Autores
Encontro voltado para troca de experiências entre autores de literatura nacional. Durante o encontro cada um dos participantes terá a oportunidade de falar sobre sua obra, contar um pouco de sua história de publicação e conhecer as obras de outros autores jovens no mercado editorial. Com a Liga de Autores Mineiros.
Público: Jovens e adultos.
Dia 7 de novembro, sábado, às 10h30.

Lançamento do livro Trocadilho, de Jacqueline Salgado.
Trocadilho é uma brincadeira na forma de versos. Num mesmo livro, poemas que nos fazem dançar, outros, refletir, mas todos nos levam a múltiplas imagens, algumas quase improváveis, presente que muitas vezes, só o texto lírico pode oferecer!
Dia 7 de novembro, sábado, às 11h30.

Relançamento do livro NEGRISMO - Percursos e configurações em romances brasileiros do século XX (1928-1984)", de Luiz Henrique Silva de Oliveira, da Editora Mazza.
Notável contribuição teórica às investigações sobre literatura como expressão da alteridade, este livro recobre o período que vai da publicação de Macunaíma, de Mário de Andrade, à de Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, circunscrevendo-se às questões da afrodescendência focadas pela moderna ficção, de autoria de autores brancos, “uma voz autoral externa à afrodescendência”.
Dia 21 de novembro, sábado, às 11h.

Lançamento do livro Habitantes do Cosmos, de Francélia Pereira.
Os séculos se passam, mas a humanidade parece não querer evoluir. Guerras, intolerância, abuso de poder… Tudo isso é superado e resgatado pelos humanos ao longo dos tempos; e o resultado? A Terra parece ter desistido deles.
Conheça essa história, que conta o destino dos Habitantes do Cosmos.
Dia 28 de novembro, sábado, às 11h.


Local: BIBLIOTECA PÚBLICA INFANTIL E JUVENIL DE BELO HORIZONTE

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8h30 às 17h30
Aos sábados, das 9h às 13h
Rua Carangola, 288 – Térreo – Santo Antônio. CEP: 30.330-240
3277-8658
Ônibus: 5102 e 9103, SC01 e SC02 (Av. Contorno)