"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

terça-feira, 22 de junho de 2010

Aviso - Funcionamento da Biblioteca


Informamos que nos dias 23 (quarta-feira) e 24 de junho de 2010 (quinta-feira) a Biblioteca Cecília Meireles estará fechada nos dois turnos.


Motivo: participação dos servidores da Biblioteca na Oficina de formação dos profissionais das bibliotecas escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mensagem do Rezendinho para Turno da Tarde

Clique na imagem para ampliar


Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli – 2010


Iniciamos o Concurso com o coração apertadinho... Era a emoção de apresentar mais uma vez para alguns e pela primeira vez para muitos. O escritor Bartolomeu Campos de Queirós diz que saber de cor é saber de coração. Assim, os alunos contadores de histórias nos presentearam com um pedacinho de seus corações.


O Quarto Ano nos deu fábulas, contos de fadas e história de medo! Com Alexandra, Alice, Eduarda, Guilherme e Juan, ouvimos: Os três carneirinhos e o lobo mau, As três porquinhas, A princesa e o sapo, O leão e o rato e O soldado e a caveira. E com Juliana, Mariana, Marjorie, Olívia e Sarah Oliveira nos divertimos com O mágico de Oz e Dendeleão, que são amigos de Cinderela e Cachinhos de Ouro, que adoram A pequena sereia.


Já o Quinto Ano, com alguns alunos contadores de histórias já experientes ... Foi possível trazer para bem perto de nós Romilda e Margarida, O Gato de Botas, O lenhador, A bailarina encantada, Vasaliza e até Taffarel, o menino campeão. Artes de Sarah Lavine, Luigi, Ana Carolina, Ana Clara, Júlia Soares e Arthur Vinícius.


O contador de histórias tentou ajudar O menino que tinha medo de tudo e que dizia Eu não quero dormir agora ... Layla, Danielle e Sophia não me deixam mentir! A gente conseguiu ir até ao Casamento da princesa e saímos correndo por causa do Muito capeta, não é verdade Vitória e Natan?


E o Sexto Ano? Vamos sentir saudades! Não é fácil sair para As caçadas de Pedrinho, que Fabrício nos convidou, e, enfrentarmos "A serpente de Olumo" que o Lucas inventou. Ainda bem que Aparecida Amora salvou todo mundo na história! Mais seguro é convidar para sair A menina bonita do laço de fita, amiga da Luiza. Quem sabe presenteamos a menina com O laço cor-de-rosa feito pela Anna Beatriz.


Visitamos também o castelo de Sua alteza a Divinha, muito amiga de Stephanie. Lá estava A menina curiosa, que Kathleen nos apresentou, pedindo para tomar muito cuidado! Seria um caso de Curiosidade premiada? Só perguntando para a Gabriela!


Para finalizar esta história, agradecemos a todas nossas professoras, as coordenadoras Conceição Aparecida e Sandra, nossa vice-diretora Dona Maria José. E, claro, a nossa contadora de histórias predileta, que nesta edição, também virou cinegrafista, Dona Eliza Lanna.


Aos familiares dos contadores de histórias, servidores e funcionários da nossa escola, agradecemos a colaboração, a torcida e os aplausos de todos! Muito obrigado!

Rezendinho, mascote da Biblioteca Cecília Meireles



Mensagem do Rezendinho para Turno da Manhã


Concurso Contadores de Histórias

Julia Gabrieli – 2010


No ano em que o Concurso Contadores de Histórias completa sua décima edição, tivemos o prazer de ouvir e ficarmos admirados com os pequenos contadores do Primeiro Ano.


Professoras Aparecida Teixeira, Idalete, Mara, Nadiana e Rita Nunes nossos agradecimentos por preparar Amanda, Anna Luiza, Gabriel, João Vitor e Laura! Com eles tentamos descobrir Quem vai ajudar o lobo mau? Conhecemos Agripina, a girafa. A galinha e a linha ... Vida de inseto e O menino e muro.


Agradecemos, também, as professoras: Beth, Fátima, Ritinha, Sibely e Vera que seguem incentivando seus alunos do Segundo Ano. Felipe, Bianca, Nilson e Sarah nos convidaram para passear com O Gato de Botas, Gigi Balangandã, Branca de Neve e a Menina bonita do laço de fita! Júlia Costa e Pedro Henrique nos ensinaram muito com O jacarezinho egoísta, A lição de vida ...


E o Terceiro Ano? Alguns comemoram a sua segunda ou terceira vez no Concurso. Com certeza temos que agradecer muito as professoras: Ana Diniz, Mônica Avelar, Margareth Maia, Rita Magalhães, Sandra e Vilma. Os seus alunos, hoje, nossos Contadores de Histórias, vão deixar saudades no turno da manhã! Porque não é todo dia que morremos de rir com O defunto que devia, Cortando caminho ao encontrar A Bruxa Beleza Pura que seguia Maria vai com as outras. Não sei se ela procurava Um lugar para Lunica ou O dono do baú?


Na certa encontrou foi João e o pé de feijão, que veio na companhia de Chapeuzinho Vermelho que gostou de conhecer O Patinho Feio. Que não queria saber de Luz de dentro ou de fora porque já tinha pedido As fadas que encontrasse O pescador, o anel e o rei. Já que era preciso agradecer os doze alunos do Terceiro Ano: Daira, Isadora, Júlia Luise, Rebeca, Bruna, Giovanna, Laís, Luiz Henrique, Ana Clara, Esther, Lucas e Stella. Muito obrigado, contadores!!!


Sei que foram dias mágicos, estes dias de contação de histórias. Enquanto ouvíamos os contadores tínhamos a honra de sermos filmados por nossa maior contadora de histórias, Dona Eliza Lanna, nossa diretora... Nós viajamos muito na imaginação!


Sabemos que a nossas coordenadoras Dona Élida e Yêda, nossa vice-diretora Dona Maria José, todas as professoras e os familiares, que estiveram presentes se emocionaram com as apresentações dos contadores. E, agradecemos a colaboração, a torcida e os aplausos de todos os servidores e funcionários da nossa Escola. Muito obrigado!

Rezendinho – mascote da Biblioteca Cecília Meireles



Premiação do Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

Agradecemos a presença dos familiares dos alunos Contadores de Histórias na Premiação do Concurso, realizada nos dois durnos, juntamente com as comemorações dos 39 anos da nossa Escola.



Todos os alunos Contadores de Histórias receberam: certificado de participação no Concurso, medalha de ouro pela sua contação de histórias e livros literários.



A nossa Escola presenteou os alunos Contadores de Histórias com uma camiseta comemorativa dos dez anos do Concurso. Rezendinho, o mascote da Biblioteca, foi a imagem escolhida para ilustrar a camiseta.

A nossa contadora de histórias oficial, Dona Eliza Lanna, diretora da nossa Escola, abriu a cerimônia de premiação com uma contação muito especial! Ela contou a história do primeiro livro que ela leu na escola: "Anãozinho Pula-pula", também conhecido como Rumpelstichen de Jacob e Wilhelm Grimm.


Resultado - Turno da Tarde

Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

A Biblioteca Cecília Meireles, da Escola Municipal Maria de Rezende Costa, tem o prazer de divulgar os vencedores do Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli – 2010, no turno na Tarde.

Lembramos que todos os alunos listados, abaixo, receberam o título de Contador de Histórias e foram premiados com medalha de ouro. A classificação apenas sinaliza o nível que o contador atingiu em sua participação nesta edição do Concurso.


Quarto Ano

Primeiro lugar (empate):

Olívia Cristina Barbosa Terra e Sarah Oliveira Barcelos de Carvalho

Segundo lugar: Guilherme Henrique Simões Costa

Terceiro lugar: Marjorie Posceschy Reis

Quarto lugar: Alexandra Mirelly Dias Alves

Quinto lugar: Eduarda Lima Martins

Sexto lugar: Juliana Soares Tomaz da Silva

Sétimo lugar: Juan Víctor da Silva

Oitavo lugar: Alice Aparecida da Silva Gonçalves

Nono lugar: Mariana Pereira Reis Souza


Quinto Ano

Primeiro lugar: Ana Carolina Borges Souza

Segundo lugar: Sophia Helen Costa de Oliveira

Terceiro lugar: Júlia Soares Hoffman

Quarto lugar (empate):

Ana Clara Gonçalvez de Souza e Danielle Ruth Pereira dos Santos

Quinto lugar: Natan Andrade de Jesus

Sexto lugar: Vitória de Souza Vieira

Sétimo lugar: Arthur Vinícius dos Santos Lima

Oitavo lugar: Layla Camila Roberta Moreira

Nono lugar: Luigi Kelder Nunes Rodrigues

Décimo lugar: Sarah Lavine Costa Lopes


Sexto Ano

Primeiro lugar: Luiza Gabriela da Silva

Segundo lugar: Gabriela dos Santos Barbosa Gomes

Terceiro lugar: Kathleen Priscila Pereira Lopes

Quarto lugar: Stephanie Duarte de Oliveira

Quinto lugar: Lucas Vieira Marques de Brito

Sexto lugar: Fabrício Luiz da Silva Casagrande

Sétimo lugar: Anna Beatriz dos Santos Gomes


Parabéns, Contadores de Histórias!

Resultado - Turno da Manhã

Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

A Biblioteca Cecília Meireles, da Escola Municipal Maria de Rezende Costa, tem o prazer de divulgar os vencedores do Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli – 2010, no turno da Manhã.

Lembramos que todos os alunos listados, abaixo, receberam o título de Contador de Histórias e foram premiados com medalha de ouro. A classificação apenas sinaliza o nível que o contador atingiu em sua participação nesta edição do Concurso.


Primeiro Ano

Primeiro lugar: Laura Menezes Gonçalves

Segundo lugar: Amanda Soares dos Santos

Terceiro lugar: João Vitor Leandro Silva

Quarto lugar: Gabriel Silva Guimarães Alves

Quinto lugar: Anna Luiza Rodrigues de Alcantara Fiuza


Segundo Ano

Primeiro lugar: Júlia Costa Miranda

Segundo lugar: Nilson Emanuel Pereira Couto

Terceiro lugar: Sarah Dias Gonçalves

Quarto lugar: Pedro Henrique Lopes da Silva

Quinto lugar: Bianca Vitória Sonegio Silva

Sexto lugar: Felipe Vinícius Paixão Ribeiro


Terceiro Ano

Primeiro lugar: Laís Henrique Lopes da Silva

Segundo lugar: Esther Cardoso Babêtto

Terceiro lugar: Giovanna Emanuelli Silva Martins

Quarto lugar: Bruna Cristina Palhano

Quinto lugar: Stella Ferreira de Souza

Sexto lugar: Rebeca Rodarte Pedrosa

Sétimo lugar: Júlia Luise dos Santos Nunes

Oitavo lugar: Ana Clara da Motta Vilar

Nono lugar: Daira Evelyn Pereira Coutinho

Décimo lugar: Lucas Ferreira Gonçalves

Décimo primeiro lugar: Isadora de Oliveira Silveira Pinto

Décimo segundo lugar: Luiz Henrique Lopes da Silva


Parabéns, Contadores de Histórias!


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Turno da Manhã - Último dia de apresentações

Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

Nesta quarta-feira, finalizando a participação do Terceiro Ano no Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli – 2010, as salas 01, 07, 08 e 16 fizeram suas apresentações.

A primeira apresentação foi de Ana Clara da Motta Vilar (sala 01 – Professora Margareth Maia) ela contou Um lugar para Lunica de Nazira Feres Abi-Sáber. Com muita delicadeza, Ana Clara foi contando a busca de um bom local para a cachorrinha Lunica viver.


A divertida história de Maria vai com as outras de Sylvia Orthof foi contada com muita graça por Esther Cardoso Babêtto (sala 08 – Professora Rita Magalhães). Os pais de Esther prestigiaram a apresentação da filha.

Outra história do livro Sete histórias para sacudir o esqueleto (Kit Literário de 2009) de Angela Lago foi contada por Stella Ferreira de Souza (sala 08 – Professora Rita Magalhães). Stella recomendou a plateia muita atenção para compreender o final da história chamada Cortando caminho. E risadas bem gostosas aconteceram quando o público ouviu atentamente a história contada por Stella.

Para terminar as apresentações do dia, Lucas Ferreira Gonçalves (sala 07 – Professora Mônica Avelar) contou uma história de sua autoria, O dono do baú. Era um baú muito estimado por seu dono que foi passando de geração a geração. Sabem qual era o conteúdo do bau? Uma dica para quem não ouviu a história de Lucas: existem muitos na Biblioteca Cecília Meireles...



terça-feira, 15 de junho de 2010

Turno da Manhã - Quarto dia de apresentações

Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

O quarto dia de apresentações no Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli – 2010 começou muito festivo. Dia de jogo do Brasil, na Copa do Mundo! Alunos e professoras estavam de verde e amarelo e em clima de festa. A seleção recebida com aplausos foi a dos Contadores de Histórias do Segundo Ano!



O primeiro representante do
Segundo Ano foi o Nilson Emanuel Pereira Couto (sala 06 – Professora Sibely) que contou Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado. O público se divertiu com a curiosidade do coelho e adorou as resposta da Menina ... Nilson estava sorridente! Sinal que estava se divertindo muito ao contar a história.

As apresentações seguintes foram das alunas Bianca e Sarah, ambas vestiam camisas do Brasil.
Bianca Vitória Sonegio Silva (sala 03 – Professora Beth) contou uma adaptação de Gigi Balangandã. Muito emocionada, após contar a história, Bianca disse que pretende continuar participando do Concurso nos próximos anos.

Branca de Neve chegou de verde e amarelo na voz de Sarah Dias Gonçalves (sala 13 – Professora Fátima). A mãe de Sarah acompanhou tudo de pertinho, na plateia também estava a tia de Sarah. Com muita singeleza, um dos contos de fadas predileto das crianças encerrou as apresentações do Segundo Ano.


E amanhã, continuamos a contação ...


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Turno da Manhã - Terceiro dia de apresentações

Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

Uma manhã fria que esquentou com as apresentações das salas 01, 10, 14 e 16 dos alunos do Terceiro Ano.


Vestida de fada, Laís Adrielle Pereira de Souza (sala 16 – Professora Sandra) contou a história As fadas. Ela começou fazendo uma brincadeira com a plateia, que acompanhou atentamente e repetiu tudo que Laís pediu para fazer. Os pais de Laís estiveram presente e junto com o público aplaudiram muito a garota.


As bruxas também gostariam de ter um dia de princesa! Giovanna Emanuelli Silva Martins (sala 10 – Professora Vilma) contou com toda desenvoltura a preocupação de uma bruxa em ficar bem bonita para um baile à fantasia ... Ela contou a A bruxa Beleza Pura de Béatrice Garel (Kit Literário de 2009). O final foi uma surpresa! Tanto para a bruxa Beleza Pura quanto para os ouvintes atentos a contação de Giovanna.


O clássico, João e o pé de feijão foi contado com toda segurança e atenção de Bruna Cristina Palhano (sala 01 – Professora Margareth Maia). Não é a primeira vez que Bruna nos encantou compartilhando conosco as histórias que mais lhe fascinam. Acho que todos nós conseguimos ver o João descendo rapidamente do pé de feijão na fala de Bruna.



Finalizando, ouvimos outro clássico contado por Luiz Henrique Lopes da Silva (sala 14 – Professora Ana Diniz), O patinho feio. Luiz com seu jeito simpático de contar dividiu com nossos olhares seu sorriso. Ao terminar ele ganhou um sorriso bem grande que acredito que não esqueceu! Foi o de sua mãe que observava sua contação.


E amanhã, a contação continua!!!



Turno da Tarde - Quinta dia de apresentações

Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

Hoje, no início do turno, as salas 13, 14, 15 e 16 (Sexto Ano) finalizaram suas apresentações no Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010.

Com muita delicadeza Anna Beatriz dos Santos Gomes (sala 13 – Professora Herondina) contou O laço cor-de-rosa (Kit Literário de 2009) de autoria de Carlos Heitor Cony. Que fala de um avô que adorava contar histórias e adotou uma cachorrinha, chamada Mila, como se fosse sua filha.

A sempre encantadora Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado foi contada com muita segurança por Luiza Gabriela da Silva (sala 16 – Professora Élida) que dispensou o uso do microfone e soltou a voz para realização sua apresentação.



Sua alteza a Divinha foi apresentada ao público por Stephanie Duarte de Oliveira (sala 14 – Professora Herondina). Uma princesa que adorava adivinhações e não queria se casar de jeito nenhum, uma bela história da escritora Angela Lago.


Encerrando as apresentações do Sexto Ano, Lucas Vieira Marques (sala 15 Professora Aparecida Amora) apresentou uma história de sua autoria “A serpente de Olumo”, o título é uma homenagem ao livro do Kit de Literatura Afro-brasileira 2010 lido pelo aluno (A serpente de Olumo – Ieda de Oliveira). No texto de Lucas, alunos de sua sala e sua professora, Aparecida Amora, fazem parte dos personagens da história.


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Turno da Tarde - Quarto dia de apresentações

Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

A tarde de sexta-feira, no Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli – 2010, começou os clássicos apresentados pelos alunos do Quarto Ano.




Mariana Pereira Reis Souz
a (sala 05 – Professora Rose) que contou com o carinho da mãe, que veio especialmente para a sua apresentação, contou Cachinhos de ouro com muita simpatia.



Uma fábula foi apresentada na voz de Alexandra Mirelly Dias Alves (sala 09 – Professora Ana Paula), O leão e o rato de Melissa Probst Stamm. A plateia sabia direitinho que as fábulas são histórias em que os personagens são animais e ficaram atentos para ouvir Alexandra.




Uma história já contada no cinema, no ano que passou, foi apresentada com toda meiguice por Eduarda Lima Martins (sala 05 – Professora Rose): A princesa e sapo.






Encerrando as apresentações do início do turno, Guilherme Henrique Simões Costa (sala 06 – Professora Irene) recontou o clássico Os três porquinhos em um texto de sua autoria, As três porquinhas, provocando suspense e humor naqueles que ouviam sua contação. Alunos e professores puderam apreciar seu texto num livro artesanal ilustrado também por Guilherme.


O último dia de contação de histórias do Quarto Ano encerrou com as apresentações após o recreio.



Os contos de fadas são muito apreciados pelos alunos que pretendem participar do concurso de contação de histórias. Marjorie Posceschy Reis (sala 08 – Professora Viviane) escolheu Cinderela, que sempre fascina aqueles que escutam esta encantadora história.




Com inúmeras peças para compor o visual da personagem central de sua história,
Sarah Oliveira Barcelos de Carvalho (representante da sala 08 – Viviane) apresentou a todos Dendeleão. Uma história do Kit Literário de 2009 adaptada por Stella Leonardos. Todos ficaram encantados com sua agilidade para contar a história. A mãe e o irmão de Sarah confidenciaram que já haviam perdido a conta de quantas vezes a garota contara a história. Sinal que a aluna estava bem preparada para a apresentação.



Outra história que recentemente estava no cinema foi contada por Olívia Cristina Barbosa Terra (sala 10 – Professora Mirtes), O mágico de Oz. Com muita desenvoltura Olívia encantou a todos. Os pais e o pequeno irmãozinho de Olívia estiveram presentes prestigiando a apresentação.


Outro clássico, também, já visto no cinema, foi delicadamente apresentado por Juliana Soares Tomaz da Silva (sala 07 – Professora Cláudia), A pequena sereia. Ela contou com uma torcida grande de familiares, mãe, avó e irmãs.


Histórias de medo sempre atraem o público. Alice Aparecida da Silva Gonçalves (sala 07 – Professora Cláudia) contou O soldado e a caveira de Roberto de Oliveira com alguns acréscimos da aluna. O público ficou atento ao desenrolar da história.


Nos divertimos muito durante as contações! Juan Víctor da Silva (sala 08 – Professora Viviane) é um exemplo do que estamos falando. Ele se divertiu muito assistindo as apresentações, enquanto aguardava sua vez de contar. E na sua vez de contar, com muita segurança, Juan contou outro clássico das histórias infantis: Os três carneirinhos e o lobo mau.




quinta-feira, 10 de junho de 2010

Turno da Tarde - Terceiro dia de apresentações

Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

Os alunos do Quinto Ano fizeram suas apresentações em dois horários, nesta quinta-feira. No início do turno, as salas 01 e 02 ouviram as histórias contadas por Sarah, Sophia e Vitória.

Sarah Lavine Costa Lopes (sala 02 – Professora Marilda) contou todas as quarenta e quatro páginas da belíssima história Romilda e Margarida (Kit Literário de 2009), reproduzindo na sua voz a prosa poética de Eduardo Bueno e Lízia Bueno.

Todos já sabem o quanto Sophia Helen Costa de Oliveira (sal 02 – Professora Marilda) gosta de Charlie e Lola! Este ano ela contou Eu não quero dormir agora de Lauren Child com direito a torcida e tudo.


A disputa do Fogo e da Chuva para conquistar a princesa Abena, livro do Kit de Literatura Afro-brasileira de 2010, enviado a todas as bibliotecas escolares da Prefeitura de Belo Horizonte, foi contado por Vitória de Souza Vieira (sala 01 – Professora Meire). A plateia pode ouvir O casamento da princesa de Celso Sisto. A apresentação de Vitória foi registrada por sua madrinha.



Após o recreio ... o Quinto Ano finalizou suas apresentações.


O primeiro a contar foi Natan Andrade de Jesus (sala 12 – Rosângela) que apresentou a todos o conto popular Muito Capeta. Acompanhado de perto pela irmã que gravou tudo. Tivemos também a presença de sua mãe.

Em seguida, Layla Camila Roberta Moreira (sala 12 – Professora Rosângela) apresentou a versão de Jean Angelles para O contador de histórias, garantindo a atenção da plateia com seu jeito todo peculiar de contar histórias.

Finalizando, Ana Carolina Borges Souza (sala 11 – Professora Mônica Guanaes) contou uma história de sua autoria: O lenhador. O cenário para sua história foi criado por sua mãe, que esteve presente na apresentação.

Registramos, ainda, a presença da mãe de Vitória. Do pai e da avó de Ana Carolina. E claro, não podemos deixar de comentar que a irmãzinha, de quase três anos de idade, de Ana Carolina esteve presente e prestou bastante atenção nas histórias contadas. Toda a plateia e o Natan constataram que ela estava atenta! Na hora em que o aluno contava a história Muito Capeta, a irmãzinha de Ana Carolina disse: “[...] é a história do diabo!”

Foi com certeza, um dia muito divertido no Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli !







Turno da Manhã - Segundo dia de apresentações

Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

O Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli – 2010 está sensacional! O Primeiro Ano do Turno da Manhã estreiou no Concurso como gente grande!

O primeiro a contar foi João Vitor Leandro Silva (sala 02 – Professora Nadiana) que encantou os alunos presentes. A história A galinha e a linha, contada por João, fez o maior sucesso!

Você ajudaria o lobo mau? Ele também precisa de cuidados e carinhos quando fica doente, igualzinho a todo mundo. Amanda Soares dos Santos (sala 05 – Professora Idalete) contou Quem vai ajudar o lobo mau? Uma história de Walter Moreira Santos, enviada no Kit Literário de 2009.

Utilizando quadros com bonitas ilustrações da história, Gabriel Silva Guimarães Alves (sala 04 – Professora Aparecida Teixeira) contou a bonita história O menino e o muro de Sônia Junqueira.

Girafa é um bicho que todo mundo gosta de admirar quando vai ao zoológico, não é? Aqui, todos ficaram admirados foi com Agripina, a girafa na voz da aluna Laura Menezes Gonçalves (sala 09 – Professora Mara).

Após o recreio, a contação de histórias ficou por conta dos alunos do Segundo Ano.

O Gato de Botas (sala 13 – Professora Fátima) muito esperto foi apresentado à plateia por Felipe Vinícius Paixão Ribeiro, que trouxe as tias e os primos para ouvirem sua contação de histórias.

Pedro Henrique Lopes da Silva mostrou que o egoísmo não leva ninguém a lugar nenhum. Ele contou O jacarezinho egoísta de Chloris Arruda de Araújo.


Quem encerrou as apresentações no turno da manhã foi a Júlia Costa Miranda (sala 15 – Professora Vera) com A lição de vida uma história que nos ensina que devemos andar sempre com Deus.




quarta-feira, 9 de junho de 2010

Apresentações do Turno da Tarde

Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010

O segundo dia do Concurso Contadores de Histórias Julia Gabrieli - 2010 no turno da tarde foi um sucesso!

A primeira apresentação foi de Fabrício Luiz da Silva Casagrande (sala 14 – Professora Herondina) que nos levou para uma grande aventura que ele adaptou da obra de Monteiro Lobato, a história As caçadas de Pedrinho.

As histórias seguintes falavam de curiosidade. Quer saber? Ficou curioso? Eu conto ... A Gabriela dos Santos Barbosa Gomes (sala 13 – Professora Herondina) nos premiou com A curiosidade premiada da escritora Fernanda Lopes de Almeida. Kathleen Priscila Pereira Lopes nos apresentou A menina curiosa, um texto que ela própria adaptou.

Estas apresentações aconteceram no início do turno (13h), registramos a presença da avó de Gabriela, que veio acompanhada de suas vizinhas, para prestigiar a neta.

Após do recreio, as apresentações continuaram ...

Sabemos que muitos alunos produzem histórias bonitas, a história contada por Ana Clara Gonçalvez de Souza (sala 11 – Professora Mônica Guanaes) foi escrita por uma aluna de uma escola municipal, a Bruna Dias de Carmos Costa. Ana contou A bailarina encantada (Kit Literário 2008) que foi inspirada na obra de Hans Christian Andersen.

Você tem medo de alguma coisa? A Danielle Ruth Pereira dos Santos (sala 12 – Professora Rosângela) nos contou O menino que tinha medo de tudo de Tônio Carvalho. Descobrimos com ela que medo é uma bobagem, nós podemos superar tudo confiando mais na gente.

Quem não gosta de futebol?! Com certeza seus pais lembram das defesas inesquecíveis de Taffarel na Copa do Mundo de 1994. Arthur Vinícius dos Santos Lima (sala 04 – Professora Áurea) nos contou a história de Taffarel, o menino campeão de Vera Janete Ortiz Ribeiro, uma história contada toda cheia de rimas. Com certeza o pai do Vinícius deve ter sido fã do Taffarel, ele compareceu e registrou a apresentação do filho.

Não esqueçam!!! Os contadores continuam amanhã!!