"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

domingo, 25 de junho de 2017

Murais, um ótimo recurso na Biblioteca escolar


Na biblioteca escolar muitas são as ações para divulgação do acervo e de informações de interesse da comunidade escolar.

Um dos melhores recursos ainda é o tradicional mural confeccionado em papel.

O mural da biblioteca escolar serve como recurso para divulgar datas comemorativas trabalhadas, principalmente, nos anos iniciais de aprendizado dos estudantes na escola. Abaixo, um exemplo de um Mural Comemorativo (Dia das Mães), que utilizou um desenho da Professora Meire M. Vieira (imagem da mãe) para compor o texto do mural.  
 

 
Mural comemorativo Dia das Mães


O Mural Informativo pode conter textos com curiosidades ou que sirvam à pesquisa escolar aproveitando as datas comemorativas. Na foto abaixo, foi divulgado um texto com a origem do Dia das Mães, utilizando a mascote da Biblioteca, Rezendinho e sua mãe Dona Maria   



Mural informativo com texto da Origem do Dia das Mães

    
Serve também para a divulgação do acervo da biblioteca, expondo imagens e textos de obras relacionadas ou não com as datas comemorativas; ou temas específicos escolhidos pela equipe da biblioteca. Personagens e autores podem ser homenageados. No mês de abril, o escritor William Shakespeare foi um dos homenageados no mural da Biblioteca, como pode ser visto na imagem em destaque abaixo. Foi utilizado um texto com informações biográficas do escritor, dando destaque para o tipo de texto biografia 
 
 
Homenagem ao escritor William Shakespeare


Outra forma de uso do mural pode ser em formato de pôster. Na Biblioteca Cecília Meireles, neste ano utilizamos para divulgar informações veiculadas em jornais é o:  Lendo jornais com o Rezendinho - Você sabia? Esta divulgação fica dentro da biblioteca, por falta de espaços nas paredes foi afixada na lateral de um dos armários do local.  Destacamos na foto, abaixo, a veiculação de uma notícia que trata da descoberta de um sistema solar parecido com o nosso sistema. É uma forma de apresentar o texto jornalístico para os leitores da biblioteca independente da idade. Os textos selecionados para divulgação sempre buscam conter ilustrações e assuntos que despertem atenção para o conteúdo do texto divulgado no jornal.
    

Lendo jornais com o Rezendinho - Você sabia ?


O pôster também pode ser parte da ornamentação para vários espaços, como a entrada da biblioteca (foto abaixo, a mascote Rezendinho segurando o pôster que apresentava o poema Festa de São João do escritor Elias José).       



Ornamentação junina na porta da Biblioteca


Você já havia parado para pensar na importância dos textos e ilustrações expostos nos murais da nossa Biblioteca? Cada texto e ilustração é pensando em você, leitor e leitora. 

Sempre que desejar saber mais, conhecer os livros e textos divulgados, não deixe de nos procurar!


Nenhum comentário: