"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tiradentes




 
Clique na imagem para ampliar

Joaquim José da Silva Xavier 
(nascido em 12/04/1746 na Comarca do Rio das Velhas/MG, morto em 21/04/1792 no Rio de Janeiro/RJ) 

Joaquim José da Silva Xavier nasceu na Fazenda do Pombal, localizada na jurisdição territorial de São João Del Rei, então parte da Comarca do Rio das Velhas. Nascido em uma época em que ler e escrever eram habilidades de uma minoria da população mineira, Tiradentes destacava-se por tê-las adquirido bastante cedo.

Na idade adulta, buscou primeiro sustentar-se como negociante ambulante. Há relatos históricos que ressaltam sua habilidade na extração e colocação de dentes novos, que ele mesmo moldava. Deste trabalho desenvolvido que provém sua alcunha (apelido de Tiradentes).

Mais tarde, abandonou o comércio e o exercício da profissão de dentista e ingressou na Cavalaria de Minas, tropa paga do governo colonial, na qual chegou ao posto de alferes.

Foi líder do primeiro movimento político, a Inconfidência Mineira, que ocorreu no Brasil Colonial com o objetivo de promover a instauração de governo republicano no país. Considerado pelo Governo da época como alguém que estava “perturbando a paz dos povos” foi condenado a morte por enforcamento, seguida de esquartejamento de seu corpo, para exibição em todos os lugares por onde havia passado pregando suas ideias republicanas. Desta maneira, serviria de exemplo para demonstrar o poder real e o destino de quem fosse contra a ordem estabelecida.

Outras revoltas surgiram, o domínio português nunca mais foi o mesmo. Era possível sonhar com uma pátria brasileira. As ideias de liberdade se espalharam pelo Brasil. Quando veio a Proclamação da República, em 1889, a figura de Tiradentes foi recuperada na história. O idealismo de Tiradentes, seu compromisso com a libertação do Brasil e as crueldades dos castigos que sofreu o transformaram em um símbolo, um herói da pátria.

Fontes:
XAVIER, J. J. S. (Tiradentes). In: NOVO dicionário biográfico de Minas Gerais: 300 anos de história. Belo Horizonte: Instituto Cultural Amilcar Martins, 2013.

TIRADENTES. [São Paulo]: Abril, 2000. (Coleção de olho no mundo, 4. Recreio) 

  
Os títulos citados acima fazem partem da coleção de Obras de Referência da Biblioteca Cecília Meireles.
 
 
Você sabe o que são Obras de Referência? 

"São obras contendo assuntos gerais com o objetivo de auxiliar a pesquisa de usuários, possibilitando a rápida obtenção das informações requeridas, não sendo permitido o empréstimo domiciliar. Nesta categoria, encontram-se as enciclopédias gerais e especializadas, dicionários, guias, anuários, almanaques e atlas."

Fonte: POLÍTICA de desenvolvimento de acervo das bibliotecas escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED/PBH, 2009. p.10.   



Nenhum comentário: