"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

terça-feira, 31 de maio de 2011

Lourenço Mutarelli no Ofício da Palavra

Clique na imagem para ampliar


Bate-papo com o desenhista, quadrinista e escritor paulista Lourenço Mutarelli. Hoje, às 19h30 no Museu de Artes e Ofícios - Praça da Estação, Centro. Telefone de contato: (31) 3248-8600. Entrada Franca

Para saber mais sobre o escritor você pode acessar o seu Blog.

domingo, 29 de maio de 2011

Brincar de geografia - Homenagem ao Dia do Geógrafo


Brincar de geografia


Poema de Maria Selma

Riscar um rio
com o dedo da mão.

Aproveitar o fio
d'água que sai
do poço da lavadeira.

Construir com pedrinhas
castelos na areia.

Fazer mapas
com serras maravilhas.

Prender as formigas
em pedras de ilhas.


Fonte: SELMA, Maria; VIDAL, Anne. Pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos. São Paulo: Peirópolis, 2009. p. 18.



Você sabia?

Os geógrafos são profissionais que estudam a Terra. Mas como é isto? Eles sabem tudo sobre o revelo, o clima, a vegetação e os rios que constituem o nosso planeta. Mas não é só isso! Também estudam economia, a distribuição geográfica populacional, as divisões políticas entre os países, as diferenças culturais e muito mais. Pesquisam como as comunidades e habitantes se relacionam com o meio em que vivem!

Fonte:
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/29-maio-dia-do-geografo.html



terça-feira, 17 de maio de 2011

Galeria da Biblioteca Cecília Meireles


E a sala 06 (Turno da Tarde) continua nos enviando muitos desenhos para a nossa Galeria. Alguns alunos já são nossos conhecidos!



Clique na imagem para ampliar


Estamos publicando mais uma vez os trabalhos de Davy Vieira de Souza, com um traço bem pessoal, o desenho que entitulamos de Carro. E, Leonardo Libério Santos com o desenho Robert. Os garotos estão ficando fera no desenho.


Clique na imagem para ampliar


Apresentamos os mimosos trabalhos de duas alunas, Karolina e Cynthia. Karolina Campos Marçal desenhou um belo cão, que com certeza todo mundo ia querer levar para casa.


Clique na imagem para ampliar


E a Cynthia Maria Vinces de Assis Santos desenhou uma linda menina, Essência de amor é o título de seu trabalho. Cynthia amplia seus desenhos favoritos de pequenas ilustrações de cadernos.



Clique na imagem para ampliar


E você? Não tem nenhum desenho, aqui na nossa Galeria, esperando para ser publicado? Não perca tempo, envie logo seu trabalho.



Uma dica para quem gosta de desenhar: peça a sua professora para ler o Regulamento do Concurso Pratique gentileza – Concurso de Redação e Desenho. Os alunos do 2
º ao 5º ano das escolas municipais de Belo Horizonte podem participar com desenhos.


Nós publicamos o Regulamento, aqui no Blog!
Não deixe de acessar!!!


Jogo de Cartas Buraco de Animais para o desenvolvimento lógico-matemático das crianças

Clique na imagem para ampliar


Pratique Gentileza - Concurso de Redação e Desenho


O Pratique Gentileza lança um concurso cultural para os alunos de escolas municipais de Belo Horizonte.

Este é um concurso de caráter exclusivamente cultural e de entretenimento, sem qualquer modalidade de pagamento, nem vinculado à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço.

Os alunos matriculados do 2º ao 5º ano podem participar enviando um desenho e os estudantes de 6º ao 9º ano devem enviar redações abordando o tema meio ambiente. Os escolhidos concorrem a prêmios!

A equipe do Pratique Gentileza receberá os trabalhos entre os dias 16 de maio de 2011 e 17 de junho de 2011, mediante inscrição realizada através do formulário de inscrição e envio para a Rádio Itatiaia.

Para mais informações, você pode entrar em contato com a equipe de promoção da Rádio Itatiaia no horário comercial, pelo telefone (31) 2105-3555.




Clique na imagem para ampliar


Saiba mais sobre o regulamento


Devem ser preenchidas uma ficha para cada participante e o desenho ou a redação devem ser anexados às respectivas fichas e enviados para o endereço: Rua Itatiaia, 117, Bairro Bonfim. Serão aceitas inscrições somente de escolas municipais de Belo Horizonte/ MG - CEP 31210-170. Será considerada a data de envio carimbada pelo correio e não serão aceitos trabalhos posteriores à data limite.

A ficha de inscrição poderá ser solicitada no email noponto@itatiaia.com.br .As fichas deverão ser completamente preenchidas, caso isso não ocorra, o candidato será automaticamente desclassificado. Cada participante do concurso deverá enviar apenas um trabalho anexado. Cada escola poderá ter um representante para o concurso de desenho e/ou um representante para o concurso de redação.


Para serem aceitos, os desenhos e redações não poderão conter palavras de baixo calão, palavrões ou ofensas ao nome ou moral de qualquer pessoa. Da mesma forma, serão automaticamente desclassificados os desenhos e redações que fizerem referências desonrosas a pessoas, locais, obras culturais ou quaisquer nomes ou marcas, cujo uso possa caracterizar violação de direitos autorais.


Os participantes serão excluídos automaticamente do concurso em caso de qualquer tipo de violação deste Regulamento, fraude comprovada ou de apresentação de nome que não seja verídico, podendo ainda responder por crime de falsidade ideológica ou documental.


Em momento algum poderá a realizadora ser responsabilizada por cartas perdidas, atrasadas, extraviadas, com dados escritos erroneamente, incompletos, incorretos, inválidos ou imprecisos. A realizadora não será responsável por problemas, falhas, greve ou funcionamento dos Correios.


Toda a logística e critérios da seleção para o representante será inteiramente de responsabilidade e escolha da escola.


Os trabalhos deverão ser de autoria inteiramente do aluno, sendo proibida a ajuda de qualquer outra pessoa, como professores, pais ou até mesmo outro aluno. No caso de comprovação de descumprimento dessa cláusula, o aluno será automaticamente desclassificado desse concurso.


Os desenhos deverão ser feitos em papel branco A4 ou ofício. Esse papel não deverá ser dobrado ou amassado. Fica a critério do aluno se o desenho será colorido ou preto e branco. Obrigatoriamente, o aluno deverá fazer o desenho relacionado ao tema Meio Ambiente.


As redações deverão ser feitas em papel almaço com pauta. Esse papel não deverá ser dobrado ou amassado. A escrita pode ser com lápis grafite, caneta esferográfica azul ou caneta esferográfica preta. Ela não poderá conter traços de corretivo ou rasuras. O texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas, podendo ser um texto dissertativo, descritivo, narrativo ou poético. Obrigatoriamente, o texto deve abordar o tema Meio Ambiente e deverá apresentar um título para a redação.


Do dia 20 de junho de 2011 a 24 de junho de 2011 será feita a apuração dos trabalhos enviados por uma equipe de jurados nomeada pela agência Itatiaia no ponto.


Serão levados em consideração, para as duas categorias, os seguintes critérios:

DESENHO: Criatividade, inovação, abordagem do tema, qualidade do desenho e organização.

REDAÇÃO: Criatividade, abordagem do tema, contexto, gramática, grafia correta, coerência e coesão.


Os trabalhos serão avaliados por um júri de pré-seleção que, de acordo com os critérios previamente definidos, decidirá sobre a inclusão ou exclusão das participações no concurso. Apenas os trabalhos que cumpram os requisitos serão entregues ao júri de seleção.


Os membros do Júri não terão acesso aos dados pessoais, cabendo ao secretariado do concurso zelar pela manutenção do sigilo durante todo o processo de apreciação e avaliação dos desenhos e textos.


O concurso é direcionado aos alunos matriculados do 2º ao 9º ano no ano de 2011, e tem como objetivo premiar, seguindo as regras aqui determinadas e dentre os participantes inscritos, com: participação como personagem na cartilha do Pratique Gentileza para o 1º lugar de desenho e o 1º lugar da redação e passeio para um local onde realizarão esportes de aventura para todos os ganhadores. Além disso, cada escola de cada ganhador receberá R$1.000,00 (hum mil reais) em prêmios. Serão premiados 5 participantes do concurso de desenho e 5 participantes do concurso de redação.


No dia 27 de junho de 2011 os nomes dos ganhadores serão divulgados pelo site www.itatiaia.com.br/pratiquegentileza e pelo twitter www.twitter.com/pgentileza. Também será feito um contato telefônico com as escolas responsáveis pelos seus respectivos alunos ganhadores.


Para cada categoria serão premiados 5 candidatos, resultando um total de 10 ganhadores.


- 1º Lugar: Participação como personagem na cartilha do Pratique Gentileza na edição de Julho de 2011 e um dia de passeio, incluídos esportes de aventura, com acompanhante.


- 2º Lugar: Um dia de passeio, incluídos esportes de aventura, com acompanhante.


- 3º Lugar: Um dia de passeio, incluídos esportes de aventura, com acompanhante.


- 4º Lugar: Um dia de passeio, incluídos esportes de aventura, com acompanhante.


- 5º Lugar: Um dia de passeio, incluídos esportes de aventura, com acompanhante.


O passeio será previamente agendado e será realizado no mesmo dia com todos os ganhadores. Estes deverão levar um responsável que tenha mais de 18 anos como acompanhante. O transporte e alimentação será de responsabilidade da Rádio Itatiaia. A Realizadora não se responsabiliza por eventuais atrasos, alterações, cancelamentos, suspensões, extravios e demais prejuízos eventualmente experimentados pelo ganhador.


É de responsabilidade exclusiva do ganhador do concurso a manutenção do decoro e bom comportamento, sob pena de retirada do local do passeio, e até mesmo, a suspensão do prêmio.


Cada escola responsável pelo aluno ganhador, ganhará mil reais em prêmios. Os prêmios serão escolhidos pela agência Itatiaia no ponto e divulgados na data de premiação. O prazo para entrega do prêmio para as escolas ganhadoras será até setembro de 2011.


Ao inscrever-se para participar desse concurso, nos termos deste Regulamento, o responsável pelo participante estará automaticamente autorizando a Rádio Itatiaia, a Fiat e a Unimed a utilizar, de modo gratuito, definitivo e irrevogável, de seu nome, imagem e som de voz em qualquer veículo de imprensa, mídia ou Internet, para divulgação do resultado do concurso.


As autorizações descritas acima não implicam em qualquer obrigação de divulgação ou de pagamento de qualquer quantia por parte das Realizadoras.


O responsável pelo participante reconhece e aceita expressamente que as Realizadoras não poderão ser responsabilizadas por qualquer dano ou prejuízo oriundo da participação neste concurso ou da eventual aceitação do prêmio.


Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela Comissão Julgadora, formada pelo Departamento de Promoções da Rádio Itatiaia.

Fonte: http://itatiaia.com.br/pratiquegentileza/noticias/detalhe/11



quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mauricio de Sousa na Academia Paulista de Letras



Hoje é um dia muito especial para aqueles que gostam das Histórias em Quadrinhos no Brasil.

Pela primeira vez um quadrinista é eleito para a Academia Paulista de Letras. Mauricio de Sousa é paulista da cidadezinha de Santa Isabel.

Ele começou desenhando cartazes e pôsteres para ajudar no orçamento doméstico. Nesta época, ele também estudava e trabalhava em uma rádio no interior de São Paulo. Depois, ele foi repórter policial escrevendo muitas reportagens sobre o assunto.

Em 1959, criou suas primeiras tirinhas com os personagens Bidu (cãozinho) e seu dono Franjinha. Em seguida cria outras tirinhas com os personagens Cebolinha, Piteco, Chico Bento, dentre outros.

Suas publicações ganharam as bancas em 1970 com o lançamento de 200 mil exemplares da revista Mônica, sua personagem mais famosa. As revistas Cebolinha, Chico Bento,Cascão e Magali foram publicadas nos anos seguintes.

Os personagens da Turma da Mônica também foram para as telas da TV, cinema e podem ser adquiridos em DVDs e CDs musicais. Mauricio de Sousa criou ainda um Parque Temático com Turma da Mônica e um portal na Internet.

Outra mania dos apaixonados pela Turma da Mônica é a revista, em estilo mangá, Turma da Mônica Jovem. Aqui, na nossa Gibiteca, durante o horário do recreio, é o maior sucesso! A publicação está sempre reservada para os apaixonados por gibis.





Parabéns, Mauricio de Sousa!



Fonte: http://www.monica.com.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

Galeria da Biblioteca Cecília Meireles

Clique na imagem para ampliar


Esta semana a Galeria da Biblioteca Cecília Meireles publica mais desenhos da Sala 06, do Turno da Tarde. Vocês já devem ter observado que esta sala tem muitos desenhistas frequentadores da Gibiteca durante o horário de recreio.

Inspirado no desenho animado produzido por Hanna-Barbera e criado por Iwao Takamoto em 1969, Leonardo Libério Santos enviou o seu "Scooby Doo" para nossa Galeria. Que bonito!




Clique na imagem para ampliar


Outra bonita homenagem é de autoria de Ana Beatriz Roque de Morais. Ela desenhou uma menina vestida com o uniforme de nossa Escola. Que bela estudante! Com certeza, todo aluno e aluna da Escola Municipal Maria de Rezende Costa tem orgulho de pertencer a esta Escola.




Clique na imagem para ampliar


Davy Vieira de Souza com toda religiosidade nos ilumina com o rosto de Jesus Cristo, que belo presente nossa Galeria recebeu. Presente que compartilhamos com todos vocês. Que nossa Escola seja sempre abençoada!


E você? Também quer homenagear nossa Escola?
Quer mostrar qual o seu personagem favorito?
Não perca tempo!
Envie logo seu desenho.
Estamos aguardando!




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar


Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar

crônica de Moacyr Scliar


O título desta crônica foi tirado de um samba do grande Adoniran Barbosa: um rapaz explica à namorada que “não posso ficar mais nenhum minuto com você/sinto muito, amor, mas não pode ser” porque a mãe não dorme enquanto ele não chega.

De maneira geral, pais não dormem. Podem deitar, fechar os olhos, podem até roncar - mas na verdade não estão dormindo. Quando os filhos são pequenos, estão atentos a qualquer chorinho, a qualquer gemido; quando os filhos são maiores, ao contrário, é o silêncio que os mantêm despertos; o ominoso silêncio do quarto vazio: o filho ou filha não estão, foram a um aniversário, a uma festa. Que terminará … Quem sabe quando termina uma festa de adolescentes? Para eles a vida é uma festa permanente, na qual o relógio é um corpo estranho.

Enquanto isso, os pais esperam. Poderiam não estar esperando, claro; poderiam ter dado a chave ao filho ou à filha. Mas dar a chave é um gesto simbólico para o qual os genitores nem sempre estão preparados, e que, de qualquer modo, não garante um repouso reparador; este só pode ter início depois do abençoado ruído da dita chave girando na fechadura.

O que fazem os pais enquanto esperam? Uns fingem dormir. Outros rolam na cama, inquietos. E há os que se levantam e vão preencher estas horas, que afinal são parte de sua vida, com algo que alivie a ansiedade, e que seja útil. Conheço uma senhora que usa esse tempo para ler a Enciclopédia Britânica; já está no volume 16 (Mush to Ozon) e ainda não recuperou a tranquilidade. Há um pai que vê todos os filmes do madrugadão; segundo ele, uma noite dessas o James Cagney o mirou da tela e disse: “Vai dormir, rapaz! Já estou farto de te ver aí todas as noites!”

Mas os pais não dormem. Como Macbeth, eles ouviram a ordem fatídica; “Sleep no more!” (ainda que, diferente de Macbeth, eles não tenham culpa alguma; ou talvez tenham; quem sabe o que se passa no coração dos pais?). Seu suplício nada tem a ver com a idade do filho. Amigo meu, divorciado, voltou a morar com os pais; precisava de um tempo para se recuperar do trauma. Um tempo que ele teve, contudo, de abreviar – porque, cada vez que saía, a mãe lhe dizia: não vá voltar tarde, meu filho! E, cada vez que o programa noturno estava a ponto de gerar um romance, ele se lembrava da mãe acordada, a esperá-lo, e voltava. A insônia dos pais é eterna e incurável.


Fonte: SCLIAR, Moacyr. Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar (e outras crônicas). Porto Alegre: L&PM,2009. p. 23-24.

Este livro e outros do escritor Moacyr Scliar estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Cecília Meireles.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Maio - Poema de Luiz de Miranda


Maio

Quando maio vem
derrubando as folhas
já ouço o desmaio
do outono amarelado
já vejo esfareladas
as porções do verde
e dos meus amores


Oh, que dores
antigas e novas
são trazidas pelo
que se quebrou
dentro da vida


Mas em maio
uma noiva casa
e de novo saio
para ver o novo:
o brilho simples
dos olhos do povo
uma lição limpa
que se guarda
para sempre no coração


MIRANDA, Luiz de. Livro dos meses. São Paulo: FTD, 1997. (Coleção falas poéticas). p. 15.