"Multiplica os teus olhos para verem mais. Multiplica os teus abraços para semeares tudo."Cecília Meireles

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Galeria da Biblioteca Cecília Meireles

Clique na imagem para ampliar


Hoje, os dois desenhos que apresentamos em nossa Galeria, aqui no Blog, são de autoria dos alunos do quinto ano (Sala 06 - Turno da Tarde).

A imagem acima é um dos desenhos de Rafael Henrique Dias Faria selecionado para publicação nesta semana.

O outro desenho intitulado "Um jardim mágico" é de autoria de Guilherme Henrique Simões Costa, que com personalidade assina "Guillerme" e avisa que não foi erro não. É porque queria grafar o nome desta maneira em seu desenho.

Rafael e Guilherme adoram desenhar e ler gibis. E com certeza, estes são apenas os primeiros desenhos que nós iremos conhecer na Galeria da Biblioteca Cecília Meireles. Vamos aguardar os próximos ...


Clique na imagem para ampliar


Você também gosta de desenhar?
Nada de deixar a gente esperando para conhecer seu talento,
envie logo seu desenho.
Estamos esperando você na hora da Gibiteca!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cântico VI - Cecília Meireles

Clique na imagem para ampliar


Cântico
VI

Tu tens um medo:
Acabar.
Não vês que acabas todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo o dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.

E então serás eterno.


Poema de Cecília Meireles do livro Cânticos publicado em
Poesia Completa: volume 4, Editora Nova Fronteira, 1997. p. 193-194.



A Biblioteca Cecília Meireles
deseja a todos uma Feliz Páscoa!


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil e Aniversário de Monteiro Lobato



Hoje, dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato (18/04/1882). Paulista da cidade de Taubaté, Lobato é considerado o pai da Literatura Infantil Brasileira.

O primeiro livro destinado ao público infantil escrito por Monteiro Lobato foi A Menina do Narizinho Arrebitado (1921). Nesta obra, Lobato apresenta seus personagens memoráveis, moradores do Sítio do Picapau Amarelo.

"Um escritor é muito popular, quando o mundo que criou escapa a seu controle, como se as personagens vivessem independentemente dele." Assim, aconteceu com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo criados por Monteiro Lobato.

A boneca Emília, o garoto Pedrinho, a menina Lúcia mais conhecida como Narizinho, o sábio Visconde de Sabugosa, as senhoras Dona Benta e Tia Nastácia estão presentes em nossa vida, na tela da televisão, nas histórias em quadrinhos, nas bibliotecas ...

O último livro de Lobato dedicado às crianças foi Os Doze Trabalhos de Hércules (1944). Alguns dos seus trabalhos: A Chave do Tamanho, A Reforma da Natureza, Caçadas de Pedrinho, O Poço do Visconde, Memórias de Emília, O Saci, Serões de Dona Benta, Geografia de Dona Benta, dentre outros.

Monteiro Lobato faleceu em 04 de julho de 1948, em São Paulo.


Fontes:
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. (Como e por que ler).


LOBATO, Monteiro. A reforma da natureza. São Paulo: Brasiliense, 1983.

As duas publicações, citadas como fontes, fazem parte do acervo
da Biblioteca Cecília Meireles.


A nova classe leitura - Carta Capital n. 642

Clique na imagem para ampliar

"O Brasil já é 11º mercado de livros do mundo, de acordo com pesquisa divulgada nesta semana na Feira de Londres. E, segundo o mais recente levantamento da Fipe para a Câmara Brasileira do Livro, do ano passado, o mercado editorial cresceu 13,5% em volume de exemplares entre 2008 e 2009."

Quer saber mais?

Venha ler o artigo de William Vieira
divulgado na imagem acima.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

Albert Camus - uma epígrafe

Clique na imagem para ampliar

A frase acima foi retirada da epígrafe do livro Atividades para aulas de ciências: ensino fundamental 6º ao 9º ano de Luciana Ribeiro Guimarães, publicado pela editora Nova Espiral, que faz parte do acervo da Biblioteca Cecília Meireles.



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Uma epígrafe: O Conhecimento

Clique na imagem para ampliar


A frase acima foi retirada da epígrafe do livro Jogando com a matemática: números e operações de Ana Ruth Starepravo, publicado pela editora Aymará, que faz parte do acervo da Biblioteca Cecília Meireles.

Você sabia que epígrafe é uma citação de um pensamento que, de certa forma, serve como tema ou assunto para introduzir uma obra. Pode ocorrer também no início de cada capítulo ou partes principais.


terça-feira, 5 de abril de 2011

Galeria da Biblioteca Cecília Meireles

Clique na imagem para ampliar


O aluno Luan Lucas Bonfim de Abreu (Sala 01 - Turno da Tarde) gosta muito de desenhar. Ele deixou um dos seus desenhos para publicação em nossa Galeria.

Quer ver o seu desenho, aqui,
na
Galeria da Biblioteca Cecília Meireles?

É só frequentar a Gibiteca durante o horário do recreio e deixar que a gente conheça o seu talento.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Livros para formação do Professor - PNBE Professor 2010

Centro Cultural Padre Eustáquio: divulgação de programação


PROGRAMAÇÃO DO CENTRO CULTURAL PADRE EUSTÁQUIO EM ABRIL


O Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 821, bairro Padre Eustáquio) oferece uma diversificada programação cultural no mês de abril. As atividades são gratuitas. Confira o calendário:


Biblioteca - Funciona de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, de 9h às 12h. Para cadastro e empréstimos, basta levar documento de identidade e comprovante de residência recente.


Literatura

• Contação de Histórias Infantis - Com Gláucia Regina. Dia 16, sábado, às 10h.


• Literatura de Cordel - Exposição de folhetos de literatura de cordel. De 12 a 23, no horário de funcionamento da biblioteca.


• Poesia no Barbante - Mostra de poesias nos boxes da Feira Coberta do bairro Padre Eustáquio. Para participar, basta enviar uma poesia para o e-mail ccpe.fmc@pbh.gov.br. De 26 de abril a 7 de maio.


• Eu Indico! - Espaço destinado à indicação e comentário de leituras realizadas por usuários da biblioteca do centro cultural. Para participar, basta enviar uma indicação e um comentário para o e-mail ccpe.fmc@pbh.gov.br ou preencher formulário no local.


Artes Visuais

• Exposição “A arte e a natureza” - Exposição dos trabalhos do artista plástico Vulmar Santos. De 19 a 30, no horário de funcionamento do Centro Cultural Padre Eustáquio.


Teatro

• “Pastelão”, com o grupo Trama. - Um casal de pasteleiros invade a cidade para oferecer o melhor pastelão e entre malabarismos, nuvens de farinha, ovos quebrados e lágrimas de cortar cebola, eles transformam a arte da culinária num divertido e lúdico espetáculo. Dia 15, sexta, às 20h


Música

• Nas Ondas da Cultura - Execução de músicas de artistas locais que participam do projeto Música na Feira do Centro Cultural Padre Eustáquio. De terça à sexta, das 12h às 13h.


Patrimônio Cultural

• Senhores e Senhoras do Tempo - Contação de histórias, roda de conversa e oficinas para a terceira idade. Toda quinta, às 16h.


• Sarau do Tempo - Apresentações musicais, declamação de poesias, performances teatrais e com­partilhamento de vivências dos integrantes do grupo Senhores e Senhoras do Tempo. Dia 16, sábado, às 10h


Oficinas

• Oficina de Shorinka, com Sueli Aparecida da Costa - Confecção de arranjos florais conhecidos como “flores-de-luz” na cultura japonesa. 15 vagas. Dia 30, sábado, das 9h às 12h.


• OPhicina Popular de Poesia, com os poetas Rogério Salgado & Virgilene Araújo. Iniciação poética para palco e rua. Realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH. Dias 2, 9, 16 e 30 de abril e 7 de maio, sábados, das 9h às 13h.


• Oficina de Literatura de Cordel e Xilogravura - Com Mestre Gaio (Olegário Alfredo), membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Oficina dedicada à criação de poe­sias e confecção de folhetos utilizando técnicas de xilo­gravura, baseados na literatura de cordel. 20 vagas. Dia 16, sábado, às 14h.


• Oficina Muzicaliza-Ação, com o professor Josino Lopes. A musicalização desenvolve a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, o prazer de ouvir música, a imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. 40 vagas. Dias 19 e 26 de abril e 3, 10 e 17 de maio, terças, das 13h30 às 17h.


Fonte: DOM – Diário Oficial do Município, Belo Horizonte, ano XVII, n. 3797, sexta-feira, 1 de Abril de 2011.


sábado, 2 de abril de 2011

Chegamos aos 25.000 acessos!

Clique na imagem para ampliar


Selo do Rezendinho para comemorar os 25.000 acessos ao nosso Blog!

Continue nos visitando!

Rezendinho adora comemorar com você!



sexta-feira, 1 de abril de 2011

Abril - Poema de Luiz de Miranda

ABRIL

Luiz de Miranda



Quero tudo em abril

o que é doce e juvenil

na mão de uma menina

em breve alucina

é o amor que se declara

presença matutina

em quem antes não amara


Quero amar em abril

mais do que em março

assim a voz da paixão

é onde coloco o abraço


Quero tudo em abril

o sonho vem logo abrir

o que em mim era pueril

para o canto fazer-se ouvir

entre as ruas da cidade


Quero tudo em abril

do feliz aniversário

ao amor ordinário

da namorada cheirosa

que seja rosa e morada

luz aberta na madrugada


Quero tudo em abril

as forma de ser gentil

o que nunca é servil

o que serve só ao Brasil

toda rima em il

que nunca será febril

pois nunca é noite em abril



MIRANDA, Luiz de . Livro dos meses. São Paulo: FTD, 1997. (Coleção falas poéticas)